Rio de Janeiro (RJ) - O atleta sul-mato-grossense Lucas Cruz Kanieski terminou na quarta posição da prova dos 1500m livre do Troféu Maria Lenk, antigo Troféu Brasil, mais importante competição brasileira. Lucas fez o tempo de 15'51"50, a melhor marca já obtida na prova por um atleta do estado. O vencedor da prova foi Luiz Rogerio Arapiraca (15'29"01), seguido de Juan Pereyra (15'29"01) e de Leonardo Alves Santos (15'47"33). Este feito, apesar de não colocar o atleta no Pan, lista seu nome na elite da natação brasileira. Nadador da equipe Aipan/Comercial, ele defende a equipe do Corinthians em competições nacionais.
O Troféu Maria LenK segue até o dia seis de maio, com a participação de 16 estados, 47 clubes e 380 atletas. Essa competição é a última seletiva da natação para o Pan.
Lucas nada ainda a prova dos 400 metros livre. Outra atleta sul-mato-grossense, Elizana Menezes nada os 100 e 200 metros costas na competição.
O técnico Gehilson afirmou que "os treinamentos de Lucas nas provas de longa distância estão focados ainda na seletiva do dia 12 de maio, também no Rio de Janeiro, em águas abertas", onde espera que o atleta obtenha novamente bons resultados.