Campo Grande (MS) - No dia 14 de fevereiro, no salão de festas da pizzaria Martignoni, o presidente da Liga Pró Basquetebol do Mato Grosso do Sul, Vagner Silva de Almeida, realizou uma grande homenagem a atletas, autoridades, árbitros e colaboradores que apoiam o basquete no Estado. Estavam presentes no evento o vice-presidente da Liga e Superintendente Federal da Agricultura, Orlando Baes, o diretor da Liga, Dirceu Fernando, o presidente da Fundesporte, Júlio César Komiyama e o vereador Mario Cesar, filiado ao PPS.
O parlamentar, que é um dos principais incentivadores da entidade e foi um dos homenageados, fez um pronunciamento ressaltando a necessidade de mais investimentos e incentivos a todos os esportes no MS. "O esporte como um todo tem muitos valores a agregar", defendeu. O vereador também parabenizou Vagner pela iniciativa de proporcionar aos atletas de várias cidades do Mato Grosso do Sul a oportunidade de participar de uma Liga de Basquetebol de excelente nível.
Além das autoridades, o ex-pivô da seleção brasileira de basquete, Joelcio Joerke, o Janjão, prestigiou o evento. O atleta, cinco vezes campeão brasileiro e que disputou três mundiais e uma Olimpíada, também foi homenageado, assim como um dos criadores do site Esporte Ágil, Gilzânio da Silva Rodrigues, grande divulgador da Liga Pró-Basquetebol na mídia sul-mato-grossense.
Ao todo, vinte e quatro atletas de várias cidades receberam prêmios por se destacarem em suas atuações na competição do ano passado. Entre eles estava Eric Andrade, eleito o melhor cestinha na categoria mini pela equipe Funlec de Campo Grande. Eric, que tem 12 anos e que treina há dois, disse que começou a gostar da modalidade porque jogava em casa com o pai, e vê na Liga Pró Basquetebol "uma grande oportunidade para descobrir novos atletas e para valorizar a modalidade no Mato Grosso do Sul".
No encerramento do evento, Vagner disse que espera neste ano de 2009 mais incentivo ao basquete, contando sempre com a ajuda de amigos e profissionais que acreditam na força do esporte no Estado, e que dão todo o apoio possível para que a Liga seja realizada.
Texto: Raphaela Potter e Samyra Yulle Galvão