O jogo será especial para o meio-de-rede Gustavo, que completa 21 anos na quarta-feira. Ele está atento ao oposto búlgaro Kaziyski, eleito o melhor sacador da Liga Mundial 2004, quando sua equipe ficou com a quarta colocação. Naquele ano, o Brasil superou o mesmo adversário por 3 sets a 1, parciais de 25/17, 32/30, 18/25 e 25/21.
"Enfrentei este jogador na semifinal da Liga dos Campeões da Europa no ano passado. Eu, pelo Sisley Treviso (ITA), e ele pelo Dínamo de Moscou. É um forte atacante", elogiou Gustavo, antes de analisar todo time de Kaziyski. "A Bulgária é uma equipe que joga de forma parecida com a Rússia, apostando no saque forte, no bloqueio e nas jogadas altas. Não tem a técnica que nós e a Itália temos", comentou.
Gustavo prevê dificuldades para o Brasil na seqüência da Liga Mundial. "É o segundo ano depois dos Jogos Olímpicos. Todas as equipes cresceram. Além do mais, a disputa será na Rússia e não tivemos os 12 jogadores treinando como se deveria, já que alguns foram para a Itália e outros para Fortaleza. Mas estamos muito motivados e o resto conquistaremos na base da superação, como sempre fizemos", apostou.
O meio-de-rede brasileiro quase foi ausência nas finais da Liga Mundial, que ele disputa desde 1997. Sua esposa Raquel, que se recupera de um linfoma de Hodgkin (um câncer no sistema linfático), melhorou e permitiu seu retorno à seleção, na quinta semana do torneio. "Sempre tive esperança de estar nas finais. Se ela ainda estivesse mal, eu não viria. Esperamos até o último momento. Ela está melhor a cada dia, voltando a ser uma pessoa extrovertida e agitada", contou.
O aniversariante, no entanto, não vê muitos motivos para a data mudar o valor do jogo contra a Bulgária. "Quando eu tinha 15 anos, fizeram um churrasco de aniversário para mim e fugi no meio da festa. Todo mundo que me conhece sabe que não dou importância para aniversário", comparou o jogador, que em 2004 comemorou idade nova durante os Jogos Olímpicos.
"Neste dia, perdemos para os Estados Unidos e só joguei um set. Mas já estávamos classificados. É o aniversário do qual guardo mais lembranças porque naquela competição conseguimos nossa maior conquista", ponderou.
Confira os convocados para a partida:
BRASIL:
#2 - Marcelinho
#4 - André Heller
#7 - Giba
#8 - Murilo
#9 - André Nascimento
#10 - Escadinha
#11 - Anderson
#12 - Samuel
#13 - Gustavo
#14 - Rodrigão
#17 - Ricardinho
#18 - Dante
BULGÁRIA:
#1 - Ivanov
#2 - Tsvetanov
#3 - Zhekov
#4 - Yordanov
#6 - Kaziyski
#9 - Naydenov
#11 - Nikolov
#13 - Salparov
#14 - Stoykov
#15 - Gaydarski
#16 - Aleksiev
#17 - Konstantinov