São Paulo (SP) - As chances de Gustavo Kuerten disputar os Jogos Olímpicos de Pequim ficaram ainda mais difíceis. Nesta segunda, a Federação Internacional de Tênis (ITF) divulgou para quem dará seus dois convites internacionais e não incluiu o brasileiro, ex-número um do mundo, que faz sua despedida do circuito profissional em 2008.
Conforme já feito em Olimpíadas passadas, a ITF privilegiou países com pouca expressão no ranking mundial. Rafael Arevalo, de El Salvador, e Komlavi Loglo, de Togo, são os contemplados. Arevalo, que disputou os Jogos Pan-Americanos no Rio e perdeu para Flávio Saretta nas oitavas-de-final, tem 21 anos e é o número 475 do mundo. Já o represetante de Togo é o 444º do mundo e tem 23 anos.
A chave de simples das Olimpíadas terá 64 participantes. Cinqüenta e seis tenistas serão classificados com base no ranking de 9 de junho. Seis outros estarão nos Jogos por meio de convites continentais (um por continente) dados pela própria ITF.
Para se classificar aos Jogos, Guga, que atualmente tem zero pontos no ranking, teria que ficar próximos dos 56 melhores do mundo (já que cada país só pode levar quatro tenistas) ou receber o convite continental, que ainda não foi definido se será dado ao Brasil ou outro país da América do Sul.
Marcos Daniel, atual 110º do mundo, é o brasileiro com mais chance de ir aos Jogos no momento. Ele está a pouco mais de 100 pontos atrás do último classificado, o belga Kristof Vliegen, segundo a última lista divulgada pela ATP (em 24 de março de 2008).
O presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Jorge Lacerda, em entrevista ao UOL Esporte no começo de marco, afirmou que espera o desempenho dos brasileiros para pedir formalmente o convite continental.