Miami (EUA) - Terminou nesta terça-feira a campanha de Gustavo Kuerten nos Estados Unidos em sua turnê de despedida das quadras. Ao lado do equatoriano Nicolas Lapentti, o brasileiro não foi páreo para a dupla formada por Simon Aspelin (SUE) e Julian Knowle (AUT) e acabou eliminado do Master Series de Miami por 2 sets a 0, com parciais de 6-0 e 6-3, em 51 minutos de jogo.
Guga e Lapentti, que já venceram um título em duplas (em Adelaide, em 1999), desperdiçaram todas as chances que tiveram de quebrar o saque dos rivais e não puderam evitar a queda nas oitavas-de-final do torneio.
"Hoje [terça] não deu. Os caras começaram muito bem, saíram na frente e não deu para recuperar", lamentou o brasileiro.
Os adversários responsáveis pela eliminação dos sul-americanos são personagens experientes no circuito do tênis. Ambos com 33 anos, os jogadores entraram como dupla cabeça-de-chave número 5 no Master de Miami.
Logo no início do confronto, Aspelin e Knowle impuseram forte ritmo no jogo e conseguiram quebrar o serviço dos rivais em três oportunidades para conquistar a vitória no primeiro set por 6 a 0.
Com um aproveitamento de apenas 39% no primeiro serviço, Guga e Lapentti não venceram sequer um ponto disputado no segundo saque ao longo do primeiro set, o que facilitou para os rivais.
Os sul-americanos ainda melhoraram no set seguinte e chegaram a empatar o jogo por 3 a 3, mas pararam por aí. Nos momentos decisivos, Aspelin e Knowle foram superiores e conquistaram a vitória por 6-3.
Agora os vencedores terão a missão de encarar a dupla número 1 do mundo nas quartas-de-final. Os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan também avançaram nesta terça-feira ao derrotar Jonas Bjorkman e Kevin Ullyett por 2 sets a 1, 6-1, 7-6 e 10-7.
Gustavo Kuerten entrou no torneio devido a um convite especial por estar realizando sua turnê de despedida. Ele foi eliminado na chave individual logo na primeira rodada pelo francês Sebastién Grosjean.
Depois disso, o catarinense foi chamado para atuar também nas duplas e conquistou sua primeira vitória após mais de um ano. Ele e Lapentti passaram pelos espanhóis Feliciano Lopez e Fernando Verdasco por 2 sets a 0, no último domingo.
"Mais do que os jogos em si, aproveitei esta semana para curtir a atmosfera do torneio, o pessoal que trabalha aqui que eu conheço desde a primeira vez que vim jogar, os meus amigos que fiz ao longo do ano. Ganhei a festa da ATP em que compareceram muitos dos meus companheiros e rivais das quadras e deu para me despedir do público também", destacou o brasileiro.
O próximo passo na turnê de despedida de Guga é o challenger de Santa Catarina, que começa a ser disputado no dia 12 de abril. A competição acontece após a abertura dos torneios de saibro, que deve terminar em maio, em Roland Garros, na França.
Também neste ano, o catarinense participou do Aberto do Brasil, na Costa do Sauípe. Ele foi eliminado da competição na primeira rodada tanto na chave de simples como na de duplas, quando atuou ao lado de André Baran.