Kasparov pode abandonar oficialmente os tabuleiros

da redação - 11 de mar de 2005 às 13:48 268 Views 0 Comentários
Kasparov pode abandonar oficialmente os tabuleiros

O russo Gary Kasparov, número um do ranking mundial de xadrez, anunciou nesta quinta-feira que está deixando definitivamente o esporte. O anúncio foi feito na cidade espanhola de Linares.

"Jogarei xadrez, porque gosto muito, mas não no plano profissional. Poderei participar de simultâneas ou em partidas rápidas, mas nada além disso", afirmou o jogador, que justificou a decisão pela pressão que vem sofrendo e pela falta de apoio da Federação Internacional de Xadrez.

Kasparov, que completará 42 anos no dia 13 de abril, é um dos nomes mais conhecidos do xadrez no mundo. Ele venceu o XXII Torneio de Linares de Xadrez, ainda que na última rodada tenha perdido para o búlgaro Veselin Topalov, terceiro do mundo.

O russo começou a jogar aos cinco anos, por influência do seu pai, que morreu quando ele tinha sete anos. Em 1978, ele se tornou o jogador mais jovem a se classificar para as finais do Campeonato Soviético. Ele terminou a competição em nono lugar. As maiores glórias, no entanto, começaram em 1980, quando ele conquistou o Campeonato Mundial Junior e se tornou grande mestre de xadrez.

Em 1984, ele desafiou o campeão mundial Anatoly Karpov, mas foi derrotado por 5 a 3, após 48 jogadas e quatro meses de disputa. Um novo jogo foi marcado, com a limitação de 24 jogadas.

Na revanche, em 1985, ele bateu o rival por 13 a 11. Kasparov ainda enfrentou Karpov em 1986, 1987 e 1990, com duas vitórias e um empate.

A fama do russo o fez também ser procurado para vários desafios contra computadores, programados especialmente para jogar xadrez.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.