São Paulo (SP) - O sul-mato-grossense Lucas Cruz Kanieski conquistou a medalha de ouro na prova dos 1.500m livres do Troféu José Finkel de Natação, que está acontecendo no parque aquático do Sport Clube Corinthians, em São Paulo, de 2 a 7 de setembro, e que conta com a participação de 450 atletas e 54 clubes.
No primeiro dia de finais, o nadador douradense que vive em Campo Grande (MS) cravou a marca de 15min47seg24. Mesmo longe de seu melhor tempo (15min28seg62, conseguido na Copa Latina) o resultado foi suficiente para levar o atleta da Unisanta para o lugar mais alto do pódio. O segundo lugar ficou com Leonardo de Deus, do Minas Tênis, que marcou 15min49seg89. Conrado Chede, também da Unisanta, foi o terceiro, com 15min50seg53.
Atualmente, Lucas treina na Capital com o técnico José Gehilson, na piscina do Centro de Treinamento Aquático (CTA), com ajuda do importante apoio do FAE (Fundo de Apoio Esportivo). Campo Grande ainda será representada na competição nacional por outra contemplada do projeto, Elizana Menezes, nas provas de 50, 100 e 200m costas.
O nadador, que ainda disputa os 400 e 800m livres no torneio, não ficou satisfeito com seu tempo, apesar da medalha. "O tempo não foi tão bom, mas o treinamento não estava voltado para esta competição. Então, um ouro já éstá bom", disse Kanieski, de apenas 18 anos, em entrevista ao SporTV.