O karateca Julio Garcia conquistou, pela nona vez consecutiva, uma vaga na Seleção Brasileira de Karatê. O atleta garantiu a classificação ao se destacar na Seletiva Nacional 2025, realizada em Macaé (RJ), e agora se prepara para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano, que ocorrerá em Monterrey, no México, e no Campeonato Sul-Americano, em Recife (PE).
"Sempre muito intenso, além de toda parte física, a parte mental foi fundamental para que eu estivesse no meu foco total e alta performance no dia de competição", afirmou Julio sobre sua preparação para a seletiva. O atleta reforçou a importância da dedicação e do controle emocional para enfrentar desafios de alto nível. "A maior batalha é com você mesmo e de brilhar no dia do campeonato", destacou.
A classificação para a Seleção Brasileira tem um significado especial para o atleta, que alcançou o feito pela primeira vez aos 11 anos de idade. "A emoção e a sensação continuam intensas desde a primeira vez", disse. Ele também relembrou as abdicações feitas para chegar a esse patamar e o sentimento de dever cumprido ao conquistar a vaga.
Nesta seletiva, Julio, que é de Ladário, participou da categoria por equipes, o que trouxe desafios extras. "Além de eu ter que estar na alta performance, meus companheiros de equipe teriam que estar na mesma sintonia e na mesma busca para chegar no TOP1 do Brasil", afirmou. O atleta ressaltou a qualidade dos adversários na competição. "Sempre muito alto, pois enfrentamos sempre os melhores de cada estado, além do mais enfrentamos adversários que já foram medalhistas em campeonatos internacionais", explicou.
O foco agora está nas competições internacionais. Em 2024, Julio ajudou a equipe brasileira a conquistar os títulos do Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano. "O objetivo é o mesmo: manter esse resultado com nossa bandeira no lugar mais alto do pódio e que o nosso hino seja cantado nas premiações", afirmou.
Para se manter competitivo, o atleta concilia treinos com outras atividades. "Hoje, mantendo trabalho como professor e outras tarefas além dos estudos na área da Educação Física, a rotina ficou bem mais intensa", explicou. Mesmo assim, segue com treinamentos técnicos, fisioterapia e preparação mental. "Os finais de semana são focados na competição", acrescentou.
Entre os momentos mais marcantes da carreira, Julio destaca suas três participações em Campeonatos Mundiais das categorias de base, realizados em Chile (2021), Turquia (2022) e Itália (2024), todos vinculados ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). "Com certeza, o título do Bi-Campeonato Pan-Americano e Sul-Americano também estão entre os mais especiais", ressaltou.
O atleta também comentou sobre o apoio recebido da Prefeitura de Ladário e da Federação de Karatê de Mato Grosso do Sul. "A prefeitura não tem medido esforços para apoiar o esporte nesse ano, sempre buscando soluções para todas as áreas e destacando os atletas que têm representado tão bem a nossa cidade e Estado", afirmou.
Entre os próximos objetivos, Julio pretende buscar a vaga na Seleção Brasileira Sênior e continuar representando o país em eventos internacionais. "E chegar às Olímpicas, tendo o karatê novamente daqui alguns anos na sua edição!", projetou. Ele também pretende atuar na área técnica. "No aspecto como técnico, quero fazer parte da Comissão Técnica do Brasil e auxiliar diversos atletas pelo Brasil", disse.
Para os jovens que sonham em chegar à Seleção Brasileira, Julio deixou um conselho: "Mantenham-se persistentes. Esse resultado de hoje levou horas de sacrifícios e muito, muito esforço. Estejam prontos para enfrentar essa batalha de preparação, que ensina muitas lições dentro e fora dos tatames", concluiu.