Campo Grande (MS) - O judoca Gerson Pereira Júnior, 24 anos, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), conquistou a medalha de ouro na categoria meio pesado (até 100kg), e o bronze na Absoluto das Olimpíadas Universitárias 2012, em Foz do Iguaçu - PR.
Depois de derrotar por um yuko o carioca Alessandro Merly, do Centro Universitário Celso Lisboa, atual vice-campeão brasileiro pela medalha de prata conquistada em setembro no Campeonato Brasileiro Sênior, em Natal, o judoca de Campo Grande subiu ao pódio pela primeira vez. Já é o terceiro ano consecutivo que o atleta sul-mato-grossense participa das Olimpíadas Universitárias, em 2010 ficou em quinto lugar e no ano passado conquistou o bronze.
Além do atleta, outra judoca, Jéssica Pereira soares, também da UCDB, foi bronze na categoria peso pesado.
O Estado conquistou a terceira colocação na classificação final das disputas individuais no judô masculino. Além do judô, natação, atletismo e xadrez foram as modalidades individuais disputadas até domingo.
Começam hoje as disputas coletivas das Olimpíadas Universitárias 2012, em Foz. As modalidades de futsal, vôlei, basquete e handebol, de ambos os naipes iniciam a fase classificatória do campeonato até a quinta-feira, e caso consigam classificação os embates continuam até o sábado, quando acontecem as disputas pelo bronze e do ouro.
Aproximadamente 3 mil atletas participam das Olimpíadas. Para os esportes coletivos, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) leva 7 equipes em quatro modalidades: vôlei, basquete e futsal, em ambos os naipes, e o handebol masculino.
Os esportes coletivos são disputados em três divisões. A Primeira Divisão, chamada Divisão Especial até o ano passado, é composta pelos oito melhores times divididos em dois grupos. O mesmo acontece com a Segunda Divisão, e em ambas, as duas primeiras equipes de cada chave se classificam para as semifinais.
A terceira divisão reúne os outros times representantes dos demais Estados inscritos na competição.