A delegação sul-mato-grossense de judô, nas categorias sub-15 e sub-18, está pronta para participar do Campeonato Brasileiro Sub-15 e Sub-18 de Judô. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) em parceira com a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), acontecerá na Arena da Juventude, no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro-RJ, de 2 a 4 de agosto.
De acordo com a CBJ, mais de 750 atletas competirão na Cidade Maravilhosa. Na classe sub-15, foram inscritos 388 judocas, sendo 208 no masculino e 180 no feminino. Já na classe sub-18, são 370 atletas, com 199 homens e 171 mulheres.
Para a classe sub-15, o evento será classificatório para o Campeonato Pan-Americano, que ocorrerá no México, em novembro. Apenas o campeão representará o Brasil no torneio continental.
O Brasileiro Sub-18 será o último evento que contará pontos para o Ranking Nacional da classe. A competição definirá os representantes brasileiros no Campeonato Mundial Sub-18, que será disputado em setembro, em Almaty, no Cazaquistão.
Leia também: 10º Torneio Rocha de Judô comemora legado de 40 anos em agosto
O grande destaque da delegação é a atleta Aléxia Vitória Vilhalba Nascimento, de 16 anos, da Associação Atlética Judô Futuro, de Campo Grande. A judoca vive bom momento e buscará do bicampeonato, além de pontuação para confirmar sua convocação ao Mundial Sub-18.
A campo-grandense, treinada por seu pai Alessandro Nascimento, lidera de forma isolada, atualmente, o Ranking Nacional Sub-18, na categoria até 48 quilos, com 720 pontos. A também sul-mato-grossense Leticia Domingues Menino vem logo atrás, com 315 pontos.
A delegação de Mato Grosso do Sul vai à capital fluminense com 22 atletas na classe sub-15 e 20 na sub-18.
Treinamento de campo
Para esta edição do Brasileiro, a CBJ preparou treinamento de campo nacional dos brasileiros, iniciativa das gestões das Categorias de Base e de Eventos Nacionais da entidade, junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (Cob).
O Centro de Treinamento (CT) Time Brasil "Maria Lenk" sediará intercâmbio técnico entre atletas e treinadores de diversas unidades federativas do país. Segundo a CBJ, as atividades serão realizadas de 3 a 6 de agosto.
"Criar essa oportunidade de intercâmbio entre atletas de diferentes estados é muito importante para seguirmos fomentando o judô em todo o território nacional e não apenas nos grandes centros", ressalta Marcelo Theotônio, gestor das Categorias de Base da CBJ.
Confira a lista de atletas convocados:
Sub 15 - Masculino
Sub-15 - Feminino
Sub-18 - Masculino
Sub-18 - Feminino
O árbitro Roberto Vieira será o representante sul-mato-grossense. Veja os membros da comissão técnica:
Técnicos oficiais e credenciados na classe sub-15
Técnicos credenciados na classe sub-15
Técnicos convidados na classe sub-15
Técnicos oficiais e credenciados na classe sub-18
Técnicos credenciados na classe sub-18
Técnicos convidados na classe sub-18