A jovem judoca Rafaela Silva, terceira colocada no ranking nacional e vice-campeã dos Jogos da Juventude, está arrecadando fundos para disputar o Circuito Europeu de Judô, que acontecerá em Bad Blankenburg, na Alemanha, entre os dias 17 e 26 de março. Para custear a viagem, a atleta organiza uma rifa e busca apoio para viabilizar sua participação na competição.
“Surgiu após eu ficar em segundo lugar nos Jogos da Juventude e ser a 3ª do ranking nacional, assim conquistando a vaga”, explica Rafaela. A oportunidade representa um passo importante em sua trajetória esportiva. “Espero aprender muito com esse campeonato, não só como atleta, mas aprender a lidar com certos momentos longe da família.”
Apesar da conquista, a judoca enfrenta desafios financeiros para competir internacionalmente. “Às vezes falta muito apoio, e também o processo é complicado. Muitas competições como a da Alemanha somos nós que arcamos com tudo, e às vezes fica complicado, ainda mais quando se vem de uma família humilde”, afirma.
Para arrecadar os recursos necessários, Rafaela está promovendo uma rifa e convida apoiadores a participarem. “Para conseguir ajudar ou apoiar a rifa, é só ir nas minhas redes sociais ou entrar em contato comigo pelo Instagram ou WhatsApp @rafaelarsilva_ ou 67 98421-2408. Toda ajuda é bem-vinda!”
Treinando desde os cinco anos, quando ingressou em um projeto social, Rafaela tem como meta alcançar os níveis mais altos do esporte. “Meu maior plano é não desistir e persistir até chegar em uma Olimpíada, pois sempre foi meu maior sonho desde a infância.”
Com treinos intensivos e preparação específica para o torneio, a atleta segue determinada a representar o Brasil no Circuito Europeu. “Espero me tornar uma atleta mais evoluída, aprender muito com as adversárias que também são bem treinadas e têm bastante conhecimento. E espero ser campeã, pois treino muito para isso.”