Colorado Springs (EUA) - A judoca três-lagoense Natascha Duarte, de 15 anos, conquistou neste sábado (15) a medalha de bronze no US Camp de Judô, realizado em Colorado Springs, nos Estados Unidos. A competição contou com a participação de mais de 500 atletas de várias partes do mundo.
As lutas aconteceram no Olympic Center, um dos melhores centros da modalidade no mundo, onde a sul-mato-grossense da categoria juvenil até 48kg venceu uma adversária porto-riquenha e foi derrotada por duas, uma brasileira e uma dominicana.
Diretamente dos Estados Unidos, a judoca falou ao Esporte Ágil. Perguntada se estava satisfeita com o resultado, a atleta foi auto-crítica: "Satisfeita? Não, porque a gente sempre quer mais, mas a cada dia que passa tenho certeza que vou aperfeiçoar meu judo e conquistar melhores resultados", disse.
Lembrada da situação que passou durante a semana, quando percorreu de porta em porta Três Lagoas na busca por patrocínios que custeassem sua viagem, Natascha foi direta: "Foi angustiante", setenciou, que ainda conciliava tal "atividade paralela" com seus treinamentos. A três-lagoense espera que seu caso sirva de exemplo para outros atletas e investidores.
Em sua carreira, ela exibe com orgulho as 57 medalhas conquistadas, sendo 46 delas de ouro, em torneios municipais, estaduais e nacionais, incluindo medalhas da Confederação Brasileira de Judô por dois anos seguidos. Há uma semana atrás, Natacha Duarte aumentou seus ótimos números ao sagrar-se campeã da Copa Moura de Judô, realizada em Campo Grande, na categoria meio-leve juvenil.
A judoca retorna na próxima terça-feira (18) para o Brasil, quando fará uma curta preparação visando o Campeonato Brasileiro Região V(Centro-Oeste), onde vai competir nas categorias juvenil e júnior, nos dias 21 a 23 de abril em Brasília (DF).
(Colaborou: Ítalo Milhomem)