A Federação de Judô de Mato Grosso do Sul está enviando uma delegação composta de 111 integrantes para participar do Campeonato Brasileiro Região Cinco, que será realizado na cidade de Ji-Paraná, Estado de Rondônia, no próximo fim de semana.
Esta é a maior delegação que a federação envia para disputar um estadual. São 100 atletas e 11 membros da comissão técnica entre treinadores e dirigentes. A delegação viaja em três ônibus com apoio do Fundo de Investimento Esportivo de MS. A última delegação estadual levou 80 atletas. Este ano, com a inclusão de uma nova categoria (11 a 12 anos), a federação ampliou o número de atletas numa tentativa de conquistar mais medalhas.
Os atletas sul-mato-grossenses tentarão recuperar a hegemonia estadual no Centro-Oeste, perdida para o Distrito Federal. "Perdemos a liderança para Brasília há alguns anos. Vamos batalhar para conquistar o campeonato e colocar MS novamente no topo do Judô regional", afirmou o professor Jairo Ricardes Rodrigues, membro da Federação de Judô de MS.
Talentos Esportivos
A seleção estadual de judô conta com dois atletas de peso, integrantes do projeto Talento Esportivo: Gabriel Rodrigues Pantoja e Alessandra Claro Polastrini. Gabriel disputa as categorias uuvenil e júnior, enquanto Alessandra é esperança de medalhas nas categorias júnior e sênior. Os dois atletas treinaram muito para este regional e esperam obter um bom desempenho. Ambos estão de olho numa vaga para a seleção brasileira de judô.
O regional é disputado por equipes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. Em 2004, a delegação sul-mato-grossense conquistou quase 80 medalhas no torneio, ficando com a segunda colocação. Para este ano, a previsão é que consigam mais medalhas e o primeiro lugar entre as federações da região.
A delegação viaja nesta quarta-feira e a previsão de chegada em Ji-Paraná é às 13h de quinta-feira, após 30 horas de viagem. Segundo informações da Federação de Judô, os atletas descansam na quinta-feira à tarde e sexta o dia inteiro. "No sábado e domingo eles vão lutar e brigar por medalhas em período integral, até ao final do evento", informou Rodrigues.