Campo Grande (MS) - A delegação de Mato Grosso do Sul encerrou a primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude, etapa 15 a 17 anos, que acontecem em Belém (PA), com nove medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e três de bronze. Todos os pódios foram alcançados na modalidade do judô.
Larissa Farias e Layana Colman confirmaram o favoritismo e venceram nos peso ligeiro (-44 kg) e no peso leve (-52 kg), respectivamente. Ana Paula Higa, Fause Nasser e Vinicius Augusto Prux chagaram a classificar para as finais no meio pesado (-70 kg), no meio leve (-60 kg) e no meio médio (- 73 kg), mas perderam na decisão. A outra medalha de prata veio por equipe na categoria feminina.
Depois de conquistar o ouro nos Jogos Estudantis do Reino Unido em setembro, Larissa Farias voltou a se destacar ao sagrar-se campeã no peso ligeiro. Layana Colman se despediu da competição estudantil com mais um ouro, o terceiro da carreira. A campo-grandense enfrentou cinco adversárias, e na final derrotou a atleta de Minas Gerais, Paula Silveira.
Lutadora comemora desempenho depois de recuperar de lesão
Layana se mostrou feliz com o resultado, ainda mais depois de recuperar-se da lesão no tornozelo sofrida quando conquistou a medalha de bronze no Mundial Sub-18. “Eu fiquei muito feliz com a competição. Meu tornozelo não me atrapalhou e eu fiquei muito satisfeita com todas as minhas lutas”, comentou.
Em terceiro ficaram Gratychewa Farias, Ana Paula Prates e Caike Keltony Abreu pela terceira colocação categorias meio médio (-57 kg), médio (- 63 kg) e meio pesado (-90 kg).
No atletismo e na natação, o Estado chegou a disputar final. Nos 100 m, Rayane Santos ficou em quinto lugar e Wemerson Santos em sexto. Na natação, Pedro Henrique Castro acabou em quarto lugar nos 100 m borboleta.