Campo Grande (MS) - Nesta quinta-feira, dia 06, o Judô Clube Rocha completou 30 anos de existência em Campo Grande formando "mais do que grandes campeões, mas grandes cidadãos", como diz o professor João Rocha, fundador da academia.
Rocha conta que a academia nunca mudou de lugar. "Começamos em um espaço de pouco mais de 3 por quatro", lembra. "Conforme a demanda de alunos crescia, nós aumentamos o espaço", relata.
O vereador lembra também que, quando começou a praticar a modalidade, não tinha condições de pagar. "A academia sempre teve essa característica, retribuir com projetos sociais. Isso me traz muita felicidade".
A academia já ensinou judô à três gerações de alunos. Um dos principais nomes já formados pelo Judô Clube Rocha é Amadeu Moura Júnior, técnico da seleção Olímpica do México.
João Rocha assumiu nodia 14 de março deste ano a vice-presidência da Confederação Brasileira de Judô. Ele credita o bom desempenho dos brasileiros nas competições fora do país à atenção que é dada a base. "O trabalho de base hoje é muito bem feito. Atletas da Europa e Ásia vêm ao Brasil hoje para lutar. Hoje, o Brasil é referência no judô", lembra.
O professor João Rocha tem toda sua vida dedicada ao esporte. Como atleta, foi o primeiro atleta a conquistar uma medalha para Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros, com uma medalha de bronze no judô; como técnico, ele tem diversos títulos nacionais e internacionais, fazendo parte da comissão técnica do judô brasileiro nos Jogos Olímpicos de 1992 e assumindo posteriormente a direção técnica da Confederação Brasileira de Judô