Tóquio (Japão) - Com apenas dois olímpicos na equipe (Denílson Lourenço e Eduardo Santos), o Brasil conquistou a medalha de bronze no Mundial por equipes de judô. Neste domingo, na cidade japonesa de Tóquio, os representantes nacionais venceram a Argélia em disputa pelo terceiro lugar por 7 lutas a 0.
O pódio ainda teve a Geórgia no topo com a medalha de ouro, conquistada após a vitória na final sobre o Uzbequistão. O outro bronze do Mundial por equipes foi para a equipe da Rússia.
O Brasil seguiu na competição embalado depois de conseguir vencer o Japão na primeira rodada, por 3 a 2, com vitórias de Flávio Canto (meio-médio), Eduardo Santos (médio) e Daniel Hernandes (pesado). Entretanto, não conseguiu manter o mesmo desempenho.
Já na segunda rodada, o Brasil perdeu para a Geórgia por 5 a 1, sendo que o único que venceu foi o meio-leve Denílson Lourenço (substituto do bicampeão mundial João Derly, que pediu dispensa da competição).
Com a derrota, a seleção verde-amarela partiu para a disputa do terceiro lugar e passou fácil pelos argelinos. Venceram para o Brasil Charles Chibana (ligeiro), Denílson Lourenço (meio-leve), Victor Penalber (leve), Flávio Canto (meio-médio), Hugo Pessanha (médio), Leonardo Leite (meio-pesado) e Daniel Hernandes (pesado).
Esta foi a terceira vez que o Brasil conquista uma medalha de bronze no Mundial por equipes. Os melhores resultados do País foram em 1998 e 2007, quando os brasileiros se sagraram vice-ampeões.