O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, lança amanhã, em Brasília (DF), a I Copa Internacional de Futebol Para Jovens de Países de Língua Portuguesa. O lançamento contará com a presença do coordenador geral do Conselho Gestor da Copa CPLP, Lucio Flavio Vale, embaixadores e outros parceiros do evento. A Copa será realizada na capital brasileira, entre os dias 15 e 26 de maio, e reunirá oito nações que integram a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - além da convidada Macau, da República Popular da China.
A Copa, que conta com a parceria de um consórcio de empresas brasileiras, Universidade de Brasília e Sociedade Brasileira de Pediatria, será aberta a mais de 250 jovens atletas de 16 e 17 anos e busca integrar os povos de países de língua portuguesa. Das dez equipes, duas serão brasileiras - a Seleção do Campeonato de Comunidades Carentes da Confederação Brasileira de Futebol e a Seleção de Brasília. A primeira conta com atletas de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Os atletas de outros países participarão de uma série de eventos durante a Copa como exibição de filmes, debates sobre a língua portuguesa, palestras sobre saúde e esporte, turismo cívico, cultural e eco-turismo.
O Ministério do Esporte, ainda no sentido de integrar os povos de países de língua portuguesa, está implantado o Segundo Tempo, programa de inclusão social por meio do esporte, e fábricas de produção de uniformes e material esportivo em Moçambique e Angola. No Brasil, o programa já beneficia 1 milhão de crianças e adolescentes carentes.