O atleta de Campo Grande, Jesus Brenno Elias Batista, foi o segundo colocado no primeiro dia de competições em Santos (SP). Ele é um dos integrantes da equipe Gilmar Bicicletas que está disputando a 19ª edição do Torneio de Verão de Ciclismo, aberta nesta quinta-feira.
Brenno corre pela categoria júnior, que teve neste primeiro teste 38,35 km de percurso, 2.950 m em cada volta, feito em 1h15m14s. O primeiro lugar foi Hector José Camara Barotto, que marcou dez pontos, dois a mais que o representante de MS.
Também estão disputando a competição pela equipe Gilmar Bicicletas: Enio Oliveira, Murilo Antônio e Edson Corradi, tendo como técnico Gilmar Elias Batista.
Mais de duzentos ciclistas de dez estados brasileiros estão disputando o Torneio de Verão, um dos mais tradicionais eventos em etapa do País, contando pontos para o ranking nacional da modalidade, para as categorias elite masculina, feminina e juniores masculino.
As etapas acontecerão em quatro municípios da Baixada Santista: Praia Grande, Guarujá, Cubatão e Santos, além de uma contra-relógio individual para a categoria elite masculina que será disputada no sábado, na rodovia Rio-Santos.
Os ciclistas são de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. A principal disputa será na categoria elite masculina, com grandes pegas entre as principais equipes do país; Memorial/Santos, Scott/S.J. dos Campos, Extra/Suzano, Peels/Iracemápolis, Levorin/S.Caetano do Sul.
Segundo o técnico Gilmar Elias a competição servirá como espelho para o Pan-Americano em abril e maio, na Argentina e Guatemala respectivamente. Gilmar esteve recentemente no Uruguai como dirigente da Seleção Brasileira Júnior e sabe que o torneio promete. "Mesmo acontecendo o Pré-pan no dia 20 de março, os atletas que integrarão a seleção brasileira serão escolhidos preferencialmente no Torneio de Verão".
Gilmar lembra que na categoria júnior os favoritos são os que estiveram no Uruguai: Alessandro Della Giustina e Everton Cunha de São Paulo; Jesus Brenno de MS; Nicolas Gustavo e Rafael Andriato do Paraná; e Roger Ferraro de Santa Catarina.