Porto Velho (RO) - Jéssica Soares e Emory Spontoni garantiram neste fim de semana seus lugares no Campeonato Sul-americano de Judô Juvenil, que será realizado de 15 a 19 de abril em Montevidéu, no Uruguai. As vagas vieram com as conquistas do título na categoria +70 juvenil e da -70 júnior, respectivamente, na seletiva que aconteceu em Porto Velho (RO).
Tri-campeã sul-americana, Jéssica venceu na final a alagoana Itelina da Silva. Já Emory, ouro sul-americana em 2007 e prata em 2006, derrotou a catarinense Hemily de Almeida na decisão. Michel Morato (júnior -60kg) e Diogo Barros (juvenil -73kg) perderam nas finais. Agora na reserva, ambos dependem da convocação da seleção brasileira para disputarem o Sul-americano.
O técnico das atletas, o professor Alessandro Nascimento, que ano passado foi convocado pela Confederação Brasileira de Judô para o Sul-americano Juvenil e Junior, disse estar satisfeito com o resultado de seus atletas. "Todos lutaram com muita garra e técnica, lembrando que a Delegação de Mato Grosso do Sul, representada pelos atletas do Colégio Sealp compareceu em Porto Velho e honrou o judô de nosso Estado", ressaltou.
A conquista dos atletas ganha ainda mais mérito pela maneira de como fizeram a viagem: de carro. "Diante da falta de patrocínio os judocas foram com carros próprios, subsidiados pelos pais. Muitos outros deixaram de comparecer na seletiva por falta de apoio", analisou Alessandro.