Terça-feira, 10 de março de 2026, 16:46

Ivinhema marca etapa histórica na Liga Sulmems

hélio lima/holeshot - 10 de mar de 2026 às 10:51 17 Views 0 Comentários
Ivinhema marca etapa histórica na Liga Sulmems

A 2ª etapa da temporada 2026 da Copa Sulmems de Velocross ocorreu no sábado (07) e domingo (08), em Ivinhema (MS). O evento contou com gates lotados e a presença de praticamente todos os principais pilotos de Mato Grosso do Sul.

 

No sábado ocorreram os treinos livres, além de três baterias promocionais: Dinossauros, que teve a vitória do conhecido piloto Kim de Montese; Pratas da Casa, vencida por Lucas Vinícius; e a prova para motos de rua até 150cc.

 

Para o domingo, um rápido warm-up abriu o programa, que contou com 18 baterias, reunindo pilotos de Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraguai e Rio Grande do Sul, além da participação da campeã brasileira de Velocross, Fernanda Neu.

 

A gaúcha teve pela frente um dos maiores gates da categoria VXF até o momento, mesmo com a ausência de Nicoly Colman, vencedora da etapa de abertura em Tacuru, que se recupera de uma séria lesão.

 

Na prova, Neu não teve boa largada, enquanto Bianca Henker assumia a liderança, seguida por Mariana Barbosa e Laura Galvão. Laurinha conseguiu segurar Neu até sofrer uma queda. Pouco depois, Bianca também teve problemas e perdeu a primeira posição para Mariana.

 

Em seguida, Neu passou a avançar no pelotão e pressionar Henker, mas a paraguaia conseguiu manter a posição em meio ao tráfego. Mariana acabou tendo problemas e abandonou a corrida. Assim, Henker assumiu a liderança com Neu na cola, até que a gaúcha sofreu uma queda. Com isso, bastou a paraguaia levar sua KTM até a bandeira quadriculada. O pódio foi completado por Neu, Larissa Guerreiro, Laura Galvão e Maria Vitória.

 

Um pouco antes, pela 50cc, que abriu o programa de corridas, Vinícius Arruda saiu na frente, mas Carlitos Ortega assumiu a liderança ainda no início da prova. O paraguaio teve o #195 sempre por perto, mas conseguiu controlar a corrida, conquistando o segundo triunfo na temporada com o #219.

 

Ainda nas categorias de entrada, Carlitos largou na frente pela 65cc, mas teve problemas mecânicos logo na segunda curva e acabou perdendo muito tempo. Após algumas tentativas de retornar à prova, a revelação paraguaia acabou abandonando a corrida.

 

Com o favorito fora de combate, a disputa ficou aberta e teve três líderes. Pedro Henrique Bonfa assumiu a ponta inicialmente, mas acabou superado pelo piloto local Vinícius Arruda. Correndo no sacrifício, o atual campeão Lucas Rosa ultrapassou primeiro Bonfa e depois Vinícius, que apresentou problemas mecânicos na sequência. Lucas levou sua Kawasaki até a bandeirada, conquistando sua primeira vitória na temporada.

 

Ainda nas categorias de base, Gustavo Rodrigues dominou a VXJR, enquanto Heverton Silveira venceu na VX2JR, sendo seguido de perto por Matheus Felipe e Egídio Gabriel. Henzo Portela e Gabriel Araújo completaram o top 5.

 

Pela principal categoria, Carlos Eduardo mostrou boa forma ao dominar a VX1. Ele largou na ponta e logo abriu vantagem sobre Manuel Tavares e Pedro Henrique Almeida. Pedrinho ultrapassou Tavares e assumiu a segunda posição, que manteve até a bandeirada. Carlos venceu, seguido por Pedro, Tavares, Heverton Silveira e Egídio Gabriel.

 

Na VX2, a prova teve duas largadas. Na primeira tentativa, Murilo Sedran sofreu uma forte queda e precisou de atendimento médico. O piloto foi levado ao hospital e liberado pouco tempo depois. Após o susto, Pedro Henrique largou na frente e dominou a bateria, seguido por Manuel Tavares. Heverton Silveira, em corrida de recuperação, terminou na terceira posição. Matheus Felipe ficou em quarto, enquanto Egídio Gabriel completou o top 5.

 

Nas motos de fabricação nacional, Kleymar Pancera largou na frente, seguido de perto por Henzo Portela. Com bom ritmo, Manuel Tavares superou os dois rivais para conquistar sua segunda vitória na temporada da Sulmems pela Força Livre Nacional. Já na 230cc, Ovelhinha venceu com grande atuação.

 

Entre os veteranos, Carlos Eduardo Mendes venceu na VX3, Fábio Bertiel conquistou mais uma vitória na disputada VX4 e Ednaldo Sedran levou a melhor na VX5.

 

Nas categorias nacionais entre os veteranos, Pancerinha foi dominante na VX3 Nacional, enquanto Fábio Bertiel conquistou seu segundo triunfo no ano na VX4 Nacional.

 

Gates lotados

 

Nas quatro categorias Intermediárias e Lights, os gates estiveram lotados, proporcionando imagens impressionantes ao público presente. Na Importada Light, um total de 36 motos largaram, igualando o recorde registrado em Caarapó pela Nacional Light em 2025. A prova foi vencida por Bianca Henker após bandeira vermelha, em razão de um acidente envolvendo Mariana Barbosa.

 

Na Intermediária Importada, João Victor, de Naviraí (MS), suportou a pressão de Cleyton Casatin até a linha de chegada para conquistar sua primeira vitória na temporada.

 

Pela Intermediária Nacional, Danilo teve Ovelhinha em sua cola, mas conseguiu abrir vantagem e vencer. O representante de Sidrolândia terminou na segunda posição. Já na Nacional Light, a vitória ficou com o piloto Raphael.

 

A próxima etapa da Copa Sulmems acontece em Itaquiraí (MS), nos dias 04 e 05 de abril.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.