A XIX Copa Interestadual Judô Para Todos foi disputada na cidade de Maracaju no último dia 6 de julho. O tradicional evento faz parte do Circuito Estadual de Judô da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS) de 2019. A competição reuniu 548 atletas de 25 agremiações de todo Mato Grosso do Sul.
A equipe da Associação Yada de Judô/Judô Itaporã participou com delegação composta por 53 atletas das categorias sub-11 ao sênior, além de oito judoquinhas da categoria sub-9. Os judocas itaporanenses foram acompanhados de dois técnicos e um árbitro.
Os atletas de Itaporã conquistaram oito medalhas de ouro, 11 de prata e 15 de bronze. A classe judoquinha faturou medalhas de ouro, totalizando 41 medalhas para a delegação do município sul-mato-grossense.
A Yada ficou em sexto lugar na classificação geral da competição. Este foi o segundo melhor resultado entre os clubes do interior do estado.
A competição serviu para o fechamento do ranking estadual das categorias sub-13, sub-15 e sub 18, definindo os representantes do estado na fase final do Campeonato Brasileiro de Judô. As disputas nacionais serão no mês de agosto, nas cidades do Rio de Janeiro e Curitiba.
As atletas Vitória dos Santos Martini e Ana Carolina Ajala Spessoto, da categoria sub-13, bem como Rayssa de Arruda Nascimento, da sub-15 e Rayane de Arruda Nascimento, da categoria sub-18, conquistaram vagas para integrarem a seleção de Mato Grosso do Sul na competição a nível Brasil.
Segundo a sensei Kely Yada Garcia, o resultado alcançado pelos representantes da cidade interiorana é gratificante. Ela salienta que a classificação é fruto de significativa dedicação e foco. Segundo a técnica, todos têm participação fundamental, entre eles pais, atletas, colegas de treino e professores.