Montmeló (Catalunha) - O italiano Valentino Rossi, da Yamaha, venceu a prova de MotoGP do Grande Prêmio da Catalunha, marcada por um acidente que levou para o hospital três pilotos (Gibernau, Capirossi e Melandri) e que interrompeu a corrida por mais de meia hora, neste domingo, em Montmeló.
Uma queda múltipla na primeira volta obrigou a organização a determinar uma segunda largada, da qual não participaram os italianos Marco Melandri e Loris Capirossi, líder do campeonato, nem o espanhol Sete Gibernau, que provocou o acidente e cuja moto foi pelos ares. Os três foram levados para clínicas de Barcelona.
Tanto o francês Randy de Puniet quanto o espanhol Dani Pedrosa, que se envolveram no acidente, voltaram a cair mais tarde.
Rossi, que fez o melhor tempo nos treinos classificatórios, começou a prova na quarta posição, mas na oitava volta já era o segundo e, após a queda de Stoner, assumiu a liderança e se distanciou dos rivais, os americanos Nicky Hayden, Kenny Roberts Jr, John Hopkins e Colin Edwards.
O heptacampeão do mundo conquistou sua a terceira vitória na temporada. Com esse resultado, ele volta à disputa pelo título da categoria.
Hayden, da Honda, soma agora 119 pontos após sete corridas, 20 à frente de Loris Capirossi. Rossi subiu para a terceira colocação, com 90.