Intermunicipal de Karatê Cidade de Ladário acontece neste sábado

da redação - 18 de dez de 2009 às 10:42 229 Views 0 Comentários
Intermunicipal de Karatê Cidade de Ladário acontece neste sábado

Ladário (MS) - A Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação de Esporte e Lazer (Funel), promove neste sábado, 19 de dezembro, a partir das 8h30, no Ginásio Poliesportivo Hélio Benzi, o 1º Torneio Intermunicipal de Karatê Cidade de Ladário. Participaram cerca de 200 atletas de Ladário, Corumbá, Bela Vista e Porto Murtinho. A Academia Bogado de Karatê Shotokan, que representa Ladário, terá oito atletas na disputa, entre eles Larissa da Silva Bogado, de 13 anos, faixa vermelha; Rafael Benitez de Souza Bogado, de 12 anos, faixa vermelha; Cláudio Luiz da Silva Nunes, 11 anos, faixa branca; e Douglas Cáfaro Bogado, de 6 anos, faixa amarela.

O professor de karatê Paulo César Bogado, faixa roxa de 43 anos, volta a competir por Ladário após um afastamento de 20 anos. "Pretendo fazer da minha volta um estímulo aos atletas com mais de 40", afirmou Bogado, nesta quarta-feira, ao apresentar seus atletas na Prefeitura. Da mesma forma, o pequeno Douglas Bogado, faixa amarela de 6 anos, é um exemplo que a arte marcial é um caminho de disciplina para crianças e adolescentes. O menino foi campeão de kata (demonstração de estilo) e premiado como atleta revelação este ano durante torneio em Corumbá. "Com certeza, o karatê fortalece o equilíbrio emocional, a disciplina e oferece desde cedo um aprendizado para o bem", acrescentou o professor  Bogado.

Larrisa Bogado, filha do professor Bogado, decidiu seguir a arte marcial espelhada no pai e nos primos. "Comecei a treinar, gostei e agora não quero mais parar, é o meu caminho", contou. Karatê significa mãos vazias, ou seja, um caminho de disciplina para o fortalecimento do espírito (vazio, zero). É usado como defesa pessoal, ajuda a combater a violência nas ruas ao estimular o auto-controle de crianças, jovens e adultos.

Em Ladário, 25 atletas treinam na Academia Bogado de Karatê Shotokan, que fica no Centro Comunitário da Cohab, onde recebem aulas de karatê tradicional, estilo livre e MMA (Mistura de Artes Marciais). A Prefeitura tem projeto para reformar o Centro Comunitário da Cohab e transformá-lo em complexo esportivo, dentro do planejamento do prefeito José Antonio de incentivar as práticas esportivas e, por meio delas, afastar as crianças e adolescentes das ruas e das drogas.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.