A Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação de Esportes (Funec), promoverá 40 semanas de inclusão social com a segunda edição do Festival Solidário de Xadrez, ação pioneira no Estado e referência para o Brasil, com realização da Fesmax (Federação Sul-mato-grossense de Xadrez) e do CXP (Clube de Xadrez Pantanal).
O objetivo do projeto é dar oportunidade e auto-estima aos alunos carentes, que antes não podiam participar de um evento de xadrez, e agora tem a possibilidade de praticar o esporte.
A taxa de inscrição é de 3 quilos de alimentos não-perecíveis e que serão doados a entidades filantrópicas e famílias carentes de Corumbá. As entidades e famílias carentes serão escolhidas pela Funec e pelo CXP.
O torneio será disputado nas Séries A, B e C:
- Série A com rating superior a 2.000 pontos;
- Série B com rating entre 1.801 a 2.000 pontos;
- Série C com rating entre 1.600 a 1.800 pontos e jogadores que participam pela primeira vez.
O sistema de disputa é o suíço em cinco rodadas com 15 minutos nocaute. Os critérios de desempate são :
a) Berger; b) Progressivo; c) Bucholz; d) Wins; e) Rating CXP; f) Match.
O sistema de pontuação é a seguinte: 1º lugar - 10 pontos; 2º lugar - 08 pontos; 3º lugar - 06 pontos; 4º lugar - 05 pontos; 5º lugar - 04 pontos; 6º lugar - 03 pontos; 7º lugar - 02 pontos; 8º lugar - 01
ponto.
A primeira etapa acontece hoje, dia 14 de janeiro, no Águas do Pantanal Palace Hotel, enquanto que a quadragésima e última etapa vai acontecer no Poliesportivo de Corumbá, no dia 10 de dezembro deste ano.