Rio de Janeiro (RJ) - Definidos os nadadores brasileiros que irão a Pequim competir nos 100m peito. Na final mais emocionante do Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, Henrique Barbosa e Felipe França chegaram na frente e carimbaram o passaporte para as Olimpíadas. Henrique levou o ouro com o tempo de 1m00s92, e Felipe ficou logo atrás com 1m01s30.
Quatro atletas tinham conseguido o índice olímpico (1m01s57) na tarde de ontem, mas o Brasil só tem direito a duas vagas na modalidade. Assim, Felipe Lima, que completou o pódio (1m01s61), e Eduardo Fischer ficaram de fora apesar do bom tempo.
- Ontem eu nadei uma prova impressionante, que nunca tinha feito. Estava correndo sangue na veia, não acreditei que tinha sido tão fácil. Mas todo mundo nadou muito rápido, e a emoção ficou para hoje - conta Henrique, em entrevista ao Sportv.
Felipe França - o mais jovem entre os quatro que lutavam pelas vagas, com apenas 20 anos - saiu muito emocionado da piscina, chorando bastante, e abraçou o técnico Arílson Soares.
- Era um sonho da minha vida, que agora virou realidade. Agora vou comemorar até morrer. Ir às Olimpíadas é o sonho de qualquer atleta. Tenho certeza que essa final foi a mais emocionante do 100m peito de toda a história do Brasil - afirma.