Conciliar trabalho e treinos não é fácil, mas foi assim que o sul-mato-grossense Gutierres Lisboa da Silva, eletricista e lutador de muay thai, garantiu uma vaga para o Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado na Turquia. Campeão da Copa MS, ele começou na luta ainda no período em que servia ao Exército.
“Comecei no muay thai por curiosidade quando eu ainda estava no Exército. Depois da primeira aula tive a certeza que eu queria continuar”, conta.
Gutierres integra a Team José Elias, de Camapuã, responsável pela sua preparação para o mundial. “Treinos constantes. Carregamos pedra enquanto descansamos”, resume, com uma frase que ilustra bem sua dedicação.
A rotina puxada exige equilíbrio. Enquanto trabalha como eletricista, ele segue treinando e buscando recursos para realizar o sonho de disputar o torneio internacional. “Essa é a parte mais difícil. O custo pra irmos disputar o mundial ficou muito alto, valor fora do nosso alcance”, explica.
O maior desafio até aqui tem sido a falta de apoio financeiro. “Ser atleta no Brasil não é fácil”, afirma. Apesar disso, ele vê a oportunidade como uma conquista coletiva. “É um sonho, um feito que eu acredito que não seria possível sem minha equipe.”
O apoio da família tem sido essencial para continuar. “Minha esposa sempre esteve do meu lado, não deixando eu desistir, sabendo qual é o meu sonho. Meu irmão, minha mãe, eles sempre estão torcendo e me apoiando”, destaca.
Com os pés no chão e olhar no futuro, Gutierres projeta seguir lutando e transmitindo o que aprendeu. “Quero buscar conhecimento para que eu possa ajudar outras pessoas, assim como me ajudaram. Muay thai não é só sobre lutar, é estilo de vida.”
Para quem também sonha em conciliar trabalho e esporte, ele deixa um conselho direto: “Disciplina. Vai ter dias que você não vai querer treinar, vai querer ficar em casa. Vai pensar: é só um dia, não dá nada. Você colhe o que planta. Faça o que tem que ser feito, mesmo sem vontade.”