Sorocaba (SP) - Ex-número um do mundo, Gustavo Kuerten estará em Sorocaba, interior de São Paulo, para incentivar a equipe brasileira na Copa Davis. O tenista tentará passar sua experiência para o Brasil enfrentar a Colômbia pela final da Zona Americana.
"Falei com seu treinador [Larry Passos], e eles chegam na quinta-feira à tarde. Eles ficarão com os jogadores e passarão um pouco de energia e experiência que têm nesta competição", afirmou o capitão brasileiro Francisco Costa.
Guga deve ficar até sábado em Sorocaba, quando vai a Florianópolis para treinar e se preparar para o challenger de Santa Catarina, que começa na segunda, dia 14. É o último torneio do ex-número um do mundo no Brasil e ele jogará em simples e em duplas.
Já os outros tenistas da equipe brasileira - Marcos Daniel, Thomaz Bellucci e a dupla formada por André Sá e Marcelo Mello - já estão na cidade paulista. Os confrontos contra os colombianos ocorrem de sexta a domingo.
O sorteio da ordem dos jogos será realizada na quinta-feira. O vencedor do duelo joga a repescagem do Grupo Mundial no final do ano e pode garantir uma vaga na elite da competição em 2009.
Em 2007, o Brasil brigou na repescagem contra a Áustria, mas acabou derrotado. Na época, em setembro, Kuerten foi chamado para treinar com o grupo e acabou entrando no time titular para atuar nas duplas.
Ao longo de sua participação na Copa Davis, Guga venceu 34 jogos e perdeu 18. Sua melhor participação foi em 2000, quando levou o Brasil às semifinais do Grupo Mundial.