Miami (EUA) - Gustavo Kuerten novamente caiu na estréia em sua turnê de despedida do circuito profissional. Nesta quarta-feira, estreando no Masters Series de Miami, Guga foi presa fácil para o francês Sebastien Grosjean no primeiro set, equilibrou as ações no segundo, mas caiu por 6/1 e 7/5, em 1h14 de partida. Foi a última atuação do brasileiro na superfície rápida.
Diante de um embalado adversário, Guga não teve forças para reagir no primeiro set, ao ter o serviço quebrado logo no segundo game. Grosjean, que na segunda-feira ficou com o vice-campeonato do forte challenger de Sunrise, perdeu apenas dois pontos com o seu saque para fechar em menos de vinte minutos.
A segunda parcial começou com o ex-número 1 bem mais sólido, conseguindo confirmar seus cinco primeiros games de serviço. No 4/3, Guga chegou a ter três chances de quebra, mas o francês se recuperou. O jogo seguiu equilibrado até o 11º game, quando Grosjean conseguiu derrubar o saque do brasileiro para seguida sacar e fechar.
Classificado para a segunda rodada em Miami, Grosjean terá uma parada duríssima pela frente. O francês de 29 anos será o primeiro adversário do argentino David Nalbandian, que por ser cabeça-de-chave, folgou na rodada inicial. Em três encontros, o tenista de Córdoba venceu duas vezes, o último deles pelo Aberto da Austrália de 2007.
Guga recebeu convite para a integrar a chave principal por ter uma história interessante com o torneio. Na final da edição de 2000, o brasileiro travou árdua batalha contra o norte-americano Pete Sampras, em partida eletrizante de quatro sets. Sampras ficou com o troféu com parciais de 6/1, 6/7 (2/7), 7/6 (7/5) e 7/6 (10/8), após 3h18 de partida.
Na Flórida, o catarinense disputou sua última partida como profissional na superfície rápida, em seu segundo evento da turnê de despedida. Antes de jogar nos Estados Unidos, Guga já havia sido eliminado logo na primeira rodada do Brasil Open, em fevereiro.
Nesta sexta-feira, o brasileiro será homenageado pela ATP. Uma festa batizada de \\\"Noite Estrelada\\\", a ATP receberá mais de 200 celebridades e jogadores de tênis, com direito a tapete vermelho, em um dos endereços mais elegantes de Miami, o EPIC, no Biscayne Boulevard.
Guga agora parte para Florianópolis, sua terra natal, para a disputa do challenger catarinense. Além de competir em casa, ele ainda viaja para a Europa para cumprir seus últimos compromissos pelo circuito da ATP. O tricampeão de Roland Garros disputa o Masters Series de Monte Carlo, o Masters Series de Hamburgo ou Roma, e pendura a raquete de vez no saibro parisiense, onde despontou para o estrelato.