Santiago (Chile) - Gustavo Kuerten, 1079º do ranking mundial, perdeu na estréia do Challenger de Santiago. O algoz do brasileiro foi o sérvio Boris Pashasnki, que venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/5. Esta foi a primeira partida oficial de Guga na temporada. Mesmo derrotado, ele foi ovacionado pelo público chileno e respondeu com um breve aceno.
Pashanski é o atual 122º do mundo e atual campeão do Challenger de Santiago. Ele é o cabeça-de-chave número quatro do torneio. Com o resultado negativo, Guga dá seqüência a um amargo jejum de vitórias. O brasileiro não vence uma partida oficial de simples desde setembro de 2005, quando bateu o limitado uruguaio Marcel Felder pela Copa Davis.
"Comecei muito nervoso e ele logo abriu 4 a 0. Fui me soltando aos poucos e aí o jogo ficou mais equilibrado. No segundo set o jogo estava de igual para igual, até o 5 a 5, quando errei uma bola boba e ele me quebrou. Cheguei a ter algumas chances de quebrar o saque dele no segundo para levar o jogo para o tie-break, mas errei outra bola fácil" lamenta Guga.
O brasileiro começou mal e teve seu saque quebrado logo nas duas primeiras oportunidades, o que permitiu que o sérvio abrisse, de cara, 4/0. Guga conseguiu confirmar seu serviço e fazer 1/4, acordando a torcida local, que o apoiou durante todo o tempo, mas não ameaçou o rival em momento algum e Pashanski fechou a primeira parcial por 6/2. O segundo set começou bem equilibrado. Guga manteve-se à frente até o décimo game. Porém, não resistiu e cedeu a quebra. Em seguida, Pashanski confirmou o saque e fechou a parcial em 7/5.
Nesta quarta-feira, Guga voltará à quadra central do Club Providencia para estrear nas duplas, ao lado de Marcos Daniel. Eles enfrentam os argentinos Martin Alund e Pablo Galdon, às 18h30m (de MS).