O brasileiro Gustavo Kuerten estreou com vitória, nesta terça-feira, no Aberto dos Estados Unidos. Guga enfrentou o norte-americano Paul Goldstein e venceu por 3 sets a 1, parciais de 6/2, 6/7 (5-7), 6/3 e 7/6 (7-3), pondo fim a uma seqüência de cinco estréias com insucessos neste temporada. Em seu rendimento pessoal no torneio, Guga também registrou uma melhora significativa. Desde 2003, ele não conseguia passar da estréia no Aberto. Na próxima fase, o brasileiro encara o espanhol Tommy Robredo, que passou pelo italiano Danielle Bracciali por 3 sets a 1.
Guga começou a partida resolvendo o primeiro set em 24 minutos. Lembrando em alguns momentos sua boa fase nas quadras, o brasileiro assegurou a vitória sem muitos problemas. Mas não conseguiu manter o ritmo na etapa seguinte. Com 59 minutos de confronto e um empate em 6/6, a decisão foi para o tie-break, no qual Goldstein soube aproveitar melhor as oportunidades e conseguiu vencer por 7-5. A derrota não abateu o ex-número 1 do mundo, que definiu o terceiro set em 33 minutos, fazendo 6/3. No quarto set novo tie-break para decidir a situação a favor do brasileiro, que descontou com 7/6 (7-3) em 65 minutos.
Com excelente aproveitamento nos aces, 35 em todo o jogo contra quatro do oponente, Guga tentou decidir o confronto no saque, mas acabou colocando a bola fora na primeira tentativa. No segundo, sacou em cima de Goldstein que conseguiu devolver, mas não teve agilidade suficiente para rebater a esquerda do adversário.
Apesar da vitória, o brasileiro cometeu mais que o dobro de erros não forçados do adversário: 73 a 32, mas foi três vezes mais eficiente nos winners: 99 a 26.