Gustavo Kuerten e Flávio Saretta se enfrentarão às 18h (horário de Brasília) desta terça-feira pela primeira rodada do Torneio de Buenos Aires, disputado em quadra de saibro. O jogo marcará a estréia do catarinense no circuito internacional em 2006.
Guga não atua no circuito desde agosto, quando foi eliminado na segunda rodada do Aberto dos EUA. De lá para cá, tirou férias e fez uma preparação intensiva para a temporada 2006. Deveria estrear há duas semanas, em Viña del Mar, mas teve o retorno adiado por causa de uma contusão no tornozelo.
Essa será a terceira partida entre os brasileiros. Saretta ganhou a primeira, na estréia deles no Aberto do Brasil de 2001, enquanto Guga levou a melhor em 2003, pela segunda rodada do mesmo Torneio de Buenos Aires.
Guga e Saretta foram companheiros de equipe no último fim de semana. Eles defenderam o Brasil no confronto com o Peru pela Copa Davis e ajudaram a equipe capitaneada por Fernando Meligeni a vencer por 3 a 2 e a se classificar para a segunda rodada do grupo 2 da Zona Americana.
\\\"É muito chato ter de enfrentar alguém que você passou a semana inteira junto\\\", lamentou Saretta, que entra em quadra com a condição de número 1 do país. \\\"Mas sorteio é sorteio e temos que encarar a situação.\\\"
Outros dois brasileiros entrarão em quadra nesta terça-feira na capital argentina. Ricardo Mello, que fez o terceiro e decisivo ponto no confronto com os peruanos, jogará às 16h contra o argentino Martín Vassallo-Arguello.
Essa é uma boa oportunidade para Mello se recuperar no circuito, já que o rival está fora do grupo dos 200 melhores do ranking mundial. Para chegar à chave principal, ele precisou passar pelo qualifying.
Mello, que desencantou ao ganhar do peruano Ivan Miranda no domingo, ainda corre atrás do bom momento que viveu no ano passado e em 2004. No circuito, ele perdeu seis vezes seguidas em estréias e não vence desde o fim de agosto, no Aberto dos EUA.
Marcos Daniel é o outro brasileiro na chave principal. Segundo melhor brasileiro na lista da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), em 92º lugar, ele enfrentará o chileno Nicolas Massú, um especialista em quadra de saibro, também às 16h.