Campo Grande (MS) - Em dezembro de 2012, vários presidentes de Federações, Ligas ,Clubes e Associações Esportivas se reuniram para discutir o futuro esportivo em Mato Grosso do Sul e definir os rumos de cada entidade, mas num coletivo de forma organizada para alavancar o desporto local.
Num conceito moderno de gestão esportiva foi montado o Grupo Social Esportivo (GSE) que visa acima de tudo defender e discutir o esporte como uma das ferramentas desenvolvimento e inclusão social. Os presentes concordaram que fica muito mais difícil quando cada modalidade busca apoio isoladamente, mas não conseguem definir de que forma podem trabalhar coletivamente a busca de recursos e apoio público no desenvolvimento esportivo, para o idealizador do GSE, Vagner Almeida, "o plano é audacioso mas não impossível, pois o foco maior será colocar Mato Grosso do Sul entre os quatro estados onde mais se revelam talentos olímpicos até 2023", finalizou o dirigente.
Nas próximas semanas, a comissão administrativa do GSE (formada pelos dirigentes Vagner Almeida do Instituto MINAVI, Carlos André da Federação de Luta Livre, Renato Cintra da ADESC, Roberto Andrade do Instituto IEDHI e Maurio Martins da Federação de Futvolei) divulgará o site oficial onde constará todas as ações dos filiados e definirá também a sede administrativa.
O Grupo Social Esportivo não tem presidente nem pessoa jurídica constituída, mas possui várias comissões para tratar de assuntos diferentes, previamente escolhidos na reunião dos gestores esportivos. Hoje o GSE possui 24 parceiros, sendo 14 Federações, 5 Ligas Esportivas, 4 Clubes esportivos e 1 Associação Esportiva, atuando em 5 cidades como Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã e Anastácio, contando com mais 6.000 atletas filiados a esses entidades.
O próximo passo do Grupo será reunir com o diretor da Fundesporte e provocar também uma reunião com diversos Secretários Esportivos Municipais para sugerir e discutir os rumos esportivos do Estado nos próximos 10 anos. Uma das principais bandeiras do GSE será a formação do Plano Estadual Esportivo que norteará em que caminho poderemos seguir, o que servirá de subsidio para formação do Plano de cada cidade no Estado.