Dourados (MS) - Um projeto que está sendo elaborado por um grupo de empresários paranaense em torno da marca Ubiratan Esporte Clube de Dourados para que o clube possa retornar a 1ª divisão do futebol sul-mato-grossense estaria em andamento, e ele deverá ser entreguem para o presidente Joaquim Soares ainda neste mês.
O grupo de empresários que mantém jogadores em atividade em pelo menos quatro clubes do futebol profissional paranaense, teriam vindo a Dourados na companhia de um outro que já atual no futebol sul-mato-grossense há anos e mantém estreito relacionamento com o presidente Joaquim Soares para tomar conhecimento de quantas andam a situação do clube, em especial, no Departamento de Esportes.
Ao tomar conhecimento da situação do clube, consta que Joaquim Soares cederia o Departamento de Esporte aos empresários, e estes assumiriam o futebol profissional, inclusive as categorias de bases. Caso haver este acordo, os empresários segundo apurou a reportagem já assumiriam a equipe da Sub-18 que vai disputar à partir do dia 17 deste mês o Estadual da categoria, trazendo inclusive a equipe técnica completa e alguns atletas que supostamente eles teriam em mãos para disputar a competição.
Projeto Sub-18
Na tarde desta quarta-feira última a reportagem manteve contato com o presidente do "Leão da Fronteira" como era carinhosamente chamado pela torcida e pela imprensa quando ele participava dos campeonatos, seja ele amador ou profissional, e este confirmou o contato preliminar com o grupo empresarial, todavia, não adiantou informações sobre o suposto projeto que estariam sendo elaborado para trazer o clube de volta a 1ª divisão do futebol profissional de 2013, sem antes passar pela 2ª divisão no ano que vem. "A única coisa certa aqui comigo é o projeto que tenho, que é com os trabalhos com as crianças; com o futebol feminino e claro, montar a equipe da Sub-18 para disputar o Estadual categoria", limitou-se a dizer o presidente.
Joaquim Soares conta que a equipe da Sub-18 já está praticamente formada, e que diversos garotos de cidades como Nova Alvorada do Sul; Caarapó; Itaporã; Naviraí e da cidade já compareceram no centro de treinamento para fazer testes. "Todos os dias chega garotos para treinar no Ubiratan. Isso é muito bom e esperamos com isso montar um plantel forte para disputar o Estadual e ir em busca de uma das duas vagas para a Taça São Paulo de futebol júnior do ano que vem" disse Joaquim Soares a reportagem.
O presidente conta que na terça-feira a equipe Sub-12 venceu o Jatei por 4 a 1 enquanto a Sub-18 venceu a mesma equipe em Jatei por 4 a 0. "Já é um bom começo, não é" concluiu o presidente, sem se pronunciar sobre o grupo de empresários, sob alegação de que nada ainda estaria de concreto sobre o projeto que eles elaborariam para assumir o Departamento de Esportes do Ubiratan Esporte Clube, que mesmo afastado do futebol profissional, é o único clube do interior de Mato Grosso do Sul a ter em sua galeria, três títulos de campeão sul-mato-grossense, um deles de forma invicta.