Em jogo marcado pela confusão no estádio dos Aflitos, em Recife (PE), o Grêmio bateu o Náutico pelo placar de 1 a 0.
Aos 34 minutos da primeira etapa o árbitro Djalma Beltrami (RJ) marcou pênalti para os donos da casa. Bruno Carvalho chutou forte e a bola explodiu na trave direita de Galatto.
O jogo esquentou no segundo tempo. Escalona foi expulso aos trinta. Apenas dois minutos mais tarde o Náutico foi prejudicado com a não marcação de uma penalidade máxima ao seu favor.
No ataque seguinte o juíz carioca interpretou que o volante gremista Nunes impediu a trajetória da bola propositalmente com o cotovelo dentro da área, resultado: pênalti e confusão a vista.
Após a polêmica decisão, o lateral-direito Patrício "peitou" Beltrami e foi expulso, dando início ao tumulto generalizado que se instalou dentro de campo e obrigou o árbitro a chamar reforço policial e a também expulsar o volante gremista Nunes.
Antes de recomeço da partida, 15 minutos mais tarde, o capitão do tricolor gaúcho Sandro tirou a bola da mão do juiz com um tapa e tomou o cartão vermelho.
Com quatro jogadores a menos e um pênalti contra a ser batido a situação do Grêmio parecia desesperadora. Mas a incompetência do lateral-esquerdo do Náutico, Ademar, ajudou o time gaúcho a voltar para a partida desperdiçando a chance dos pernambucanos com uma péssima cobrança e a defesa do goleiro gremista Galatto.
Em seguida, Batata, zagueiro do Náutico, também acabou expulso após levar o segundo cartão amarelo por uma falta cometida na lateral do campo. Em cobrança rápida, Ânderson aproveitou-se de bobeada dos defensores pernambucanos e em bela jogada fez o gol do título, do acesso a Série A e o da despedida, já que está de saída para o Porto de Portugal.
O árbitro encerrou a partida aos 70 minutos de jogo, deixando desapontados os torcedores do time pernambucano e eufórica a torcida gremista.
FICHA TÉCNICA
Data: 26/11/2005
Local: estádio dos Aflitos, em Recife
Horário: 16 horas
Árbitro: Djalma Beltrami (RJ)
Auxiliares: Hilton Rodrígues (Fifa/RJ) e Carlos Enrique de Lima (RJ)
Cartões amarelos: Bruno Carvalho, Tozo, Paulo Matos, Batata e Miltinho (Náutico); Escalona, Domingos e Marcel (Grêmio)
Cartões vermelhos: Batata (Náutico); Escalona, Patrício, Nunes e Sandro (Grêmio)
Gols: Ânderson, para o Grêmio, aos 63 minutos do 2º Tempo
NÁUTICO: Rodolpho; Bruno Carvalho (Miltinho), Tuca, Batata e Ademar; Cleisson, Tozo (Betinho), David (Romualdo) e Danilo; Kuki e Paulo Matos
Técnico: Roberto Cavalo
GRÊMIO: Galatto; Patrício, Domingos, Pereira e Escalona; Nunes, Sandro Goiano, Marcelo Costa e Marcel (Anderson); Ricardinho (Lucas) e Lipatin
Técnico: Mano Menezes