Campo Grande - A Fundação Municipal de Esporte (Funesp) realizará no sábado (7), a partir das 7h30, aula especial de ginástica na Praça Esportiva Belmar Fidalgo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrando em 8 de março. O objetivo é envolver mais mulheres na prática da atividade física e fomentar a importância da periodicidade dos exercícios.
De acordo com diretor da Funesp, José Eduardo Amancio da Mota a data deve ser lembrada todos os dias, porém a atividade especial busca lembrar a importância da data. “O evento busca confraternizar com as mulheres esta data de luta e reconhecimento, lembrando a necessidade de praticar exercícios diários para manter ou melhorar a qualidade de vida”.
A professora Carolina Gutierrez, uma das organizadoras da atividade, comenta os benefícios da atividade física para mulheres. “Quando uma pessoa inclui em sua rotina um programa regular de exercícios físicos bem planejados e estruturados, ela observa benefícios que envolvem a melhora cardiovascular, não só por aprimorar o condicionamento físico, mas também por manter um bom controle da glicemia (açúcar no sangue) e diminuir o colesterol ruim. Há também a melhora da massa óssea, com contribuições para a prevenção da osteoporose, mais facilidade para emagrecer e diminuição nas chances de ocorrência de pressão alta. Al produção de endorfinas, que advém do exercício aeróbico, proporciona sensação de bem estar, além de regularizar o ciclo hormonal na mulher. Com isso, as mulheres tendem a ter ciclos menstruais mais regulares, menos cólicas menstruais, menos efeitos relacionados à TPM, como dores nas mamas antes da menstruação e alterações de humor e maior facilidade de engravidar, além do aumento da libido.”
História - O Dia Internacional da Mulher tem como origem as manifestações das russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
O Dia Internacional das Mulheres e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil novaiorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões em 1908). O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica têxtil ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.