Campo Grande (MS) - Melhorar a qualidade da arbitragem em Mato Grosso do Sul e formar novos profissionais são os principais objetivos da Fundação Estadual de Desporto e Lazer (Fundesporte) com o Curso de Formação de Árbitros de Basquetebol e de Futebol de Campo. As capacitações começaram ontem em Ponta Porã e seguem até o dia 28. Profissionais e acadêmicos de Educação Física, além de militantes do esporte participam dos cursos.
O ministrante do futebol de campo é Getúlio Barbosa Junior. Ex-árbitro dos quadros da Confederação Brasileira de Futebol e da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Getúlio tem vasta experiência na área. No basquete dois árbitros são responsáveis pelas aulas. Ubiaraci Silva das Neves e Eduardo Marques de Souza Costa. Este último faz parte dos quadros da Confederação Brasileira de Basquete.
Durante os quatro dias de curso, os participantes terão aulas teóricas e práticas sobre as regras do esporte, sinalização, posição do árbitro no espaço de jogo, entre outros pontos. Ao final, os interessados em se tornar árbitros fazem uma prova de aptidão. Caso sejam aprovados passam a poder apitar jogos regionais.