Dourados (MS) - O diretor da Fundação Cultural e de Esportes de Dourados, Leandro Carlos Francisco, disse que espera em no máximo dez dias concluir os reparos necessários para que o Douradão volte a funcionar dentro das normas estabelecidas de segurança. Segundo ele tudo está dependendo do resultado de uma licitação aberta recentemente.
Uma série de adequações é necessária e para piorar a bomba de sucção que impedia o alagamento dos túneis apresentou defeito e com as últimas chuvas é praticamente impossível ter acesso ao campo pelos vestiários, pois os túneis inundaram se tornando um grande foco do mosquito da dengue.
Para que o Estádio Douradão volte a funcionar são necessários diversos reparos que segundo levantamentos recentes feitos pela Funced ficariam em torno de 220.000,00. Tais reparos consistem em atender exigências da Lei através de vistorias do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária. Acontece que nem mesmo a solicitação de tais vistorias foi encaminhada para os órgãos competentes.
Em contato com o 2º Grupamento de Bombeiros de Dourados, este informou que não existe solicitação neste sentido, assim como o Terceiro Batalhão da Polícia Militar, que também desconhece qualquer entrada deste tipo de ofício, conforme informou o comandante Tenente Coronel Marcos David.
Já por parte da Vigilância Sanitária existe um laudo antigo feito há cerca de três anos que aponta a necessidade de reforma e adequação dos banheiros (para atletas) vestiários e banheiros para o público, conforme o diretor Jhones Aniceto Santana.
O Douradão, com capacidade para 31 mil torcedores, é um dos excluídos pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) para sediar jogos do Campeonato Estadual e, até o momento, apenas quatro clubes podem mandar seus jogos em casa. Para Leandro, se a Prefeitura fizer tudo dentro do prazo previsto será possível o Douradão sediar o jogo entre 07 de Setembro e Mundo Novo no dia 06 de fevereiro às 19 horas.
Por enquanto a Federação liberou apenas os estádios Laertão em Costa Rica, Virotão de Naviraí, Chavinha de Itaporã e Noroeste de Aquidauana estão aptos à receber os jogos. Os demais ainda precisam providenciar documentações pendentes.