Francês Bernard quebra recorde mundial pelo terceiro dia seguido

gazeta esportiva.net - 23 de mar de 2008 às 22:01 240 Views 0 Comentários
Francês Bernard quebra recorde mundial pelo terceiro dia seguido

Eindhoven (Holanda) - Pela terceira vez em três dias, o francês Alain Bernard quebrou um recorde mundial no Campeonato Europeu de natação. Neste domingo, Bernard completou a semifinal dos 50m livre com o tempo de 21s50, superando a marca de 21s56 conquistada pelo australiano Eamon Sullivan em 17 de fevereiro deste ano.

Na sexta-feira, durante as semifinais da prova, o francês já havia baixado o recorde mundial dos 100m livre para 47s60 - o anterior, de 47s84, havia sido registrada pelo holandês Pieter van den Hoogenband nos Jogos Olímpicos de 2000. No dia seguinte, venceu a final da mesma prova em 47s50, melhorando o recorde.

Bernard é o primeiro nadador em mais de 20 anos a quebrar os recordes dos 50 e dos 100m livres no mesmo evento. A última vez em que isso aconteceu foi em 1986, quando o norte-americano Matt Biondi conseguiu o feito no Campeonato Mundial realizado em Orlando, EUA.

Ilustre desconhecido até o início do Europeu, o nadador torna-se o favorito ao ouro nas Olimpíadas de Pequim na prova que o Brasil tem uma de suas esperanças ao pódio olímpico, com César Cielo.

Após o feito deste domingo, o francês foi bastante aplaudido pelos torcedores que compareceram à prova. O sueco Stefan Nystrand foi o segundo colocado na semifinal de Bernard com o tempo de 22s12. Na outra semifinal, o croata Duje Draganja - vice-campeão olímpico - foi o mais rápido com o tempo de 21s94.

Bernard e Draganja foram os únicos nadadores a completarem as semifinais do 100 metros abaixo dos 22 segundos. A final européia da prova acontece nesta segunda-feira, com os dois ocupando respectivamente as raias quatro e cinco.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?