Francês Alain Bernard quebra novamente recorde dos 100m livre

uol - 22 de mar de 2008 às 23:47 274 Views 0 Comentários
Francês Alain Bernard quebra novamente recorde dos 100m livre

Eindhoven (Holanda) - Apenas um dia após ter quebrado o recorde mundial dos 100 m nado livre, o francês Alain Bernard voltou a surpreender e bateu sua própria marca. Neste sábado, o nadador conquistou a medalha de ouro no Campeonato Europeu, em Eindhoven, na Holanda, e baixou o tempo da prova para 47s50, melhorando em dez centésimos de segundo o resultado conquistado na última sexta-feira.

Durante as semifinais da competição, o atleta de 24 anos havia completado a prova em piscina olímpica, de 50 m, com o tempo de 47s60. Assim, quebrou a marca do holandês Pieter van den Hoogenband, conquistada nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Na ocasião, o medalhista de ouro venceu a prova com o tempo de 47s84.

Para melhorar sua própria marca neste sábado, Bernard nadou os primeiros 50 m em 22s53 - três décimos de segundo mais rápido do que na última sexta - e completou a segunda metade do percurso com 24s97.

Assim como fez na primeira vez que quebrou o recorde mundial, ao ver no placar que havia melhorado o tempo da prova, o nadador sentou no marcador da raia e desta vez abriu os braços de felicidade.

"É inacreditável. Eu queria ser mais rápido hoje. Agora eu sei que sou o homem a ser batido. Estava procurando atingir esse nível há anos", comemorou o atleta.

Esta foi na verdade a segunda vez que Bernard conseguiu finalizar a prova abaixo dos 48s00. Até a competição na Holanda, seu melhor tempo era de 48s12, alcançado em junho de 2007, em Saint-Raphael, na França.

O resultado deste sábado também representa a primeira vez que o francês conquista o primeiro lugar no Campeonato Europeu. Para atingir o feito, ele precisou superar o sueco Stefan Nystrand (48s40), segundo colocado, e o italiano campeão mundial Filippo Magnini (48s53), medalha de bronze.

Van den Hoogenband também deveria ter participado da disputa em Eindhoven. Entretanto ficou impedido de disputar a prova dos 100 m livre devido a problemas estomacais que teve na última quarta-feira. No mesmo dia, ele não se classificou nas quartas-de-final dos 200 m livre.

Com a vitória e o recorde mundial, Alain Bernard se torna o principal favorito para conquistar a prova nos Jogos Olímpicos de Pequim. Ele terá como principais rivais o próprio Hoogenband, o sul-africano Roland Schoeman, além dos dois adversários que completaram o pódio neste sábado.

O brasileiro César Cielo também será um dos principais adversários do francês nas Olimpíadas. O paulista é detentor do recorde brasileiro e sul-americano na distância. Em fevereiro deste ano, em Missouri, nos EUA, ele nadou os 100 m livre em 48s49, sua melhor marca em piscinas olímpicas (50 m).

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?