Terça-feira, 13 de maio de 2025, 20:18

Flávio Saretta cai, Brasil perde da Suécia e fica na Segunda divisão

ge.net - 25 de set de 2006 às 12:59 219 Views 0 Comentários
Flávio Saretta cai, Brasil perde da Suécia e fica na Segunda divisão
Belo Horizonte (MG) - Acabou na manhã desta segunda-feira o sonho do Brasil de voltar à elite da Copa Davis em 2007. No quarto jogo do confronto válido pela repescagem, contra a Suécia, em Belo Horizonte, o paulista Flávio Saretta não repetiu a boa atuação do sábado e caiu diante de Robin Soderling por 3 sets a 0, com parciais de 6/0, 6/3 e 7/6 (7-4), em pouco mais de duas horas.

Com o resultado, a equipe européia virou o duelo contra o Brasil e fechou o triunfo por 3 a 1. Mais do que isso, garantiu a permanência no Grupo Mundial em 2007 e agora aguarda sorteio para saber contra quem estréia em fevereiro do ano que vem. Já o Brasil se mantém na segunda divisão e também fica na espera para saber o primeiro rival do Zonal Americano.

A equipe comandada por Fernando Meligeni deve ser um dos cabeças-de-chave do Zonal por ser o 20º colocado do ranking da Federação Internacional de Tênis. Assim, pula a primeira rodada e aguarda confronto que sairá de Peru, Canadá, Colômbia e Venezuela. O México, outro confirmado, também é um dos favoritos e passa diretamente para a segunda fase.

O confronto, que começou conturbado - e atrasado - por causa das chuvas na sexta-feira, começou favorável para a equipe nacional com a vitória de Saretta sobre Andreas Vinciguerra após salvar um match point no 4/5 do quinto set. Mas se o sábado havia sido perfeito, o domingo foi péssimo e registrou a virada dos europeus.

Mesmo com ótimo púbico na arena montada na Expominas, Ricardo Mello sucumbiu diante de Soderling e marcou apenas cinco games nos três sets. Na seqüência, a dupla formada por Gustavo Kuerten e André Sá saiu na frente, mas foi derrotada pela parceria adversária, composta por dois top 20 do ranking mundial: Jonas Bjorkman e Simon Aspelin.

Nesta segunda-feira, Saretta entrou com a responsabilidade de vencer para evitar a derrota, mas enfrentou um adversário sólido, o único top 100 entre os convocados de simples (é o 35º e já foi o 30º). Eles já haviam se enfrentado anteriormente, no ano passado, com vitória do sueco por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4, na grama do Torneio de Nottingham.

Soderling entrou motivado e mais relaxado após ter garantido o ponto de empate de forma tranqüila no domingo. E iniciou o jogo ainda mais arrasador do que contra Mello. Alternando ótimos saques, bolas fundas e pouquíssimos erros, arrasou o paulista no primeiro set por 6/0. Foram incríveis 24 pontos (15 deles seguidos) contra apenas quatro de Saretta.

O segundo set foi totalmente diferente e mostrou um brasileiro mais animado. A torcida, que compareceu em número pequeno, também passou a incentivar mais e a conseqüência foi um jogo mais equilibrado. Logo no primeiro game, Soderling enfrentou seu primeiro break point, mas se safou. Em seguida, Saretta teve 0/40 e mais um break, mas de novo perdeu a oportunidade.

O "erro" foi fatal. Frio, Soderling foi para cima, se deu melhor no saque do brasileiro e pulou à frente em 3/1 e 4/1. Saretta ainda confirmou mais dois games e teve mais uma chance de quebrar o rival. No entanto, o set ficou mesmo nas mãos do sueco, após 45 minutos de batalha.

Mesmo dois sets atrás, Saretta iniciou uma reação após a organização molhar a seca quadra. Ele fez 1/0 e finalmente conseguiu a quebra em cima de Soderling para abrir 2/0. No entanto, o sueco se manteve calmo e devolveu na mesma moeda, empatando em 2/2. Saretta seguiu bem, abriu 5/4 e chegou a ter cinco set points para diminuir, mas Soderling não permitiu. No tie-break, vantagem do sueco, que fechou com mais um potente ace.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?