Bogotá (Colômbia) - O novo número 1 do Brasil comemorou mais uma vitória em Bogotá. Flávio Saretta derrotou nas quartas-de-final do challenger colombiano o paraguaio Ramon Delgado, placar de 7/6 (7/1) e 6/4, e avançou para a penúltima rodada do evento disputado em quadras de saibro e com premiação de US$ 100 mil.
O tenista de Americana começou mal na temporada 2007, sendo derrotado em três challengers seguidos na primeira rodada. No Brasil Open, todavia, surpreendeu e alcançou a semifinal do ATP brasileiro. Depois, no round robin de Buenos Aires, ficou na fase de grupos, mas com duas vitórias conquistadas no torneio.
Saretta retomou a ponta do ranking brasileiro devido a derrota de Thiago Alves nas oitavas-de-final na Colômbia. O paulista, 120 da lista de entradas, pode também retornar ao top 100 da ATP se conquistar o título em Bogotá. Até agora, ele somou 40 pontos no challenger.
O cabeça-de-chave 5 enfrenta na semifinal o argentino Juan Pablo Guzman, 144º do mundo, que derrotou Marcos Daniel em duríssimo duelo também nesta sexta. Os dois jogaram em Biella no ano passado, com vitória de Guzman.
Rogério Dutra Silva também entrou em quadra em Bogotá para lutar por uma vaga nas semifinais, mas desse vez o incansável tenista foi eliminado. O colombiano Santiago Giraldo, 174º do ranking, bateu o brasileiro por 6/3 e 6/4. Rogerinho, porém, pode celebrar a inédita colocação no top 200 que vai conseguir com a campanha m Bogotá.