Rio de Janeiro - O diretor de esportes da Federação Internacional de Judô, Vladimir Barta, realizou vistoria no ginásio do Maracanazinho e aprovou o local para a disputa do Grand Slam, o evento mais importante para a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) em 2009.
Ao entrar no ginásio, Vladimir ficou impressionado com a estrutura do local: "Muito bom. É um excelente ginásio. No primeiro momento em que o Brasil pediu para receber um Grand Slam e uma Copa do Mundo, fui contra. Mas depois de analisar melhor, nós da FIJ vimos que o Brasil tem toda a capacidade para organizar dois grandes eventos como estes", disse.
A visita foi na terça-feira (27), no Rio de Janeiro, durante o segundo dia de trabalho e vistorias visando ao Grand Slam do Brasil, que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 4 e 5 de julho de 2009. O Grand Slam faz parte do novo circuito mundial da FIJ e terá a maior quantidade de pontos entre os torneios. Além do Brasil, receberão etapas do Grand Slam a França, Japão e Rússia. Barta também assistiu uma apresentação sobre a Copa do Mundo de Belo Horizonte, que acontecerá uma semana após o GS.
"Neste fim de semana tivemos 25 países disputando a Copa do Mundo de Sofia, na Bulgária. É um número expressivo, principalmente por ser uma competição menor e com apenas a categoria feminina", disse Barta.