"Feira de calçados" no jiu-jitsu vai se repetir neste domingo na Mace

da redação - 29 de abr de 2010 às 09:48 821 Views 0 Comentários
"Feira de calçados" no jiu-jitsu vai se repetir neste domingo na Mace Hábito milenar denota respeito ao tatame e vem dos primórdios da modalidade.

Campo Grande (MS) - Uma imagem no mínimo interessante vai se repetir neste domingo, por volta das 8h30, durante solenidade de abertura da 1ª Etapa do Circuito Pantanal de Jiu-Jitsu 2010, no Ginásio da Mace, em Campo Grande. Após o desfile das delegações e antes de se perfilarem para a cerimônia, todos os atletas deixam seus calçados (chinelos, tênis, sapatênis, sandálias e sapatos) ao fundo do tatame.

A imagem de centenas de pares parcialmente enfileirados chega a impressionar, mas dificilmente é vista por autoridades, organização e jornalistas se localizar do lado oposto à abertura oficial dos eventos da Federação Sul-Mato-Grossense de Jiu-Jitsu (FSMJJ). Quem consegue conferir remete a visão a uma verdadeira feira de calçados, mesmo que improvisada, tal a quantidade disposta.

Este hábito é histórico no jiu-jitsu, conforme explica o diretor técnico da FSMJJ, Claudionor Cardoso da Silva: "É uma questão de respeito ao lugar sagrado que é o tatame; este procedimento é adotado milenarmente, tanto que é uma das primeiras orientações que o atleta recebe ao se iniciar na modalidade".

As raízes do jiu-jitsu surgiram há mais de 2.500 anos na Índia com monges budistas. Por preceitos religiosos eles não usavam armas para lutar e, por isso, desenvolveram uma sistemática de defesa pessoal que pressupõe o conhecimento profundo do corpo humano. Posteriormente a luta foi aperfeiçoada no Japão.

A abertura da temporada 2010 do Jiu-Jitsu estadual acontece a partir das 8 horas da manhã no Ginásio da Mace. A entrada para o público é gratuita.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.