Terça-feira, 13 de maio de 2025, 22:38

Federação x Liga MS: briga prossegue nos bastidores do esporte

da redação - 19 de set de 2006 às 14:46 425 Views 0 Comentários
Federação x Liga MS: briga prossegue nos bastidores do esporte

Campo Grande (MS) - Enquanto um argumenta, o outro contesta. Esta é a situação que se passa há alguns anos entre a Federação Sul-mato-grossense de Ciclismo (FSMC) e a Liga MS de Ciclismo. De um lado se encontra Enio Oliveira, que assumiu recentemente a presidência da FSMC após o afastamento de Edson de Araújo, do outro está Carlos César Gimenes, presidente e fundador da Liga.

No último domingo (17), o caso teve mais um episódio. Durante o GP Alexandre Oliveira, Gimenes distribuiu uma nota aos ciclistas sul-mato-grossenses entitulada "Palhaçada na Federação de Ciclismo". No texto, Carlos expõe que o novo presidente - sem citar Enio - teria assumido o cargo de forma irregular, segundo o estatuto da FSMC.

Enio tomou conhecimento da nota e a contestou, citando o artigo 46º do estatuto descrito no próprio documento, em que diz "em caso de qualquer impedimento do presidente e vice-presidente, afastamento etc., os demais membros da diretoria serão chamdos sucessivamente, na seguinte ordem, secretário, tesoureiro e diretos técnico, para assumirem a presidência, até nova eleição".

Segundo as três atas apresentadas por Enio, no dia 17 de agosto deste ano o ciclista manifestou seu desejo de ocupar o cargo de diretor técnico, que estava vago após a renuncia de Gilmar Elias. Enio, então, se desligou do cargo de membro efetivo do conselho fiscal da FSMC no dia 19 de agosto e no dia 29 do mesmo mês assumiu a diretoria técnica da federação.

Enio, inclusive, manifestou seu desejo de união com a Liga. "É o que mais queremos", disse. Já para Gimenez, enquanto o presidente da FSMC for eleito por indicação e não escolhido pelos ciclistas, não vai existir acordo. "Continuaremos independentes", finalizou.

Gimenes chegou a fazer parte do conselho fiscal da federação, mas foi destituído do cargo, segundo ele porquê o conselho eleito na última eleição constatou diversas irregularidas nas contas da federação e reprovou a prestação de contas. Já Enio afirma que a destituição ocorreu devido a promoção de uma prova de uma associação no mesmo dia de uma da FSMC, o que desrespeitou o estatuto da entidade.

O site Esporte Ágil deixa bem claro que não apoia nenhum dos dois, não importando qual lado esteja correto. Cada um possuí uma versão, mas um fato dentre muitos se destaca. Quem mais perde com isso não é um nem outro, mas sim nossos atletas. Não seria a hora um "cessar-fogo" entre ambas as entidades? Será que o ciclismo o sul-mato-grossense não seria bem mais forte com todos os clubes, associações e federação trabalhando em harmonia? Infelizmente, estas são perguntas ainda sem respostas, pelo menos para nosso Estado.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?