A Fesmax (Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez) prepara para o mês de setembro, em Campo Grande, a maior disputa de títulos estaduais nas categorias de base. Serão 22 decisões envolvendo atletas de várias cidades.
No Campeonato Estadual de Menores, as disputas serão nas categorias sub-10, sub-12 e sub-14 anos no masculino e feminino, ficando de fora a sub-8.
No Estadual da Juventude, serão nas sub-16 e sub-18 anos no masculino e feminino. O Estadual Juvenil será na sub-20 masculino e feminino. No Campeonato Estadual Escolar, os alunos vão jogar as partidas nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, cadete e juvenil no masculino e feminino.
A rivalidade entre Capital e Interior é o destaque do Estadual. Somente
Corumbá enviará uma delegação de 42 enxadristas.
Na temporada de 2004, a esquadra campo-grandense conquistou 5 títulos contra 1 de Corumbá, nos Campeonatos Estaduais da Juventude e Juvenil, realizados no Hotel Gold Fish Pantanal.
Já no Estadual de Menores, Corumbá deu o troco, conquistando 4 títulos contra 2 de Campo Grande e 2 títulos de Três Lagoas, realizado na Biblioteca da Mace, na Capital.
O embate final teve como palco o Salão de Convenções do Hotel Concord e o CESM/CXCG. Campo Grande levou a melhor conquistando 4 títulos contra 3 de Corumbá e 3 títulos de Três Lagoas no Campeonato Estadual Escolar.