Federação de Lutas Associadas de MS inclui o Submission Grappling

Lutas
da redação - 21 de fev de 2007 às 16:40 204 Views 0 Comentários
Federação de Lutas Associadas de MS inclui o Submission Grappling

Campo Grande (MS) - A Federação de Lutas Associadas de Mato Grosso do Sul (Felams) anunciou na última semana a inclusão da modalidade Submission Grappling no Estado e o conseqüente apoio junto a Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) e a Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) na tentativa de tornar o esporte uma modalidade olímpica.

Segundo Jean Nunes, presidente da Felams, a maior luta do Cômite Olímpico Internacional é contra o grande número de modalidades dos Jogos Olímpicos e sua possível banalização e perda de interesse. "Apesar disso, acredito que a FILA consiga uma apresentação do esporte em 2010, para que apareça em Londres-2012, mas acredito que o esporte possa ingressar mesmo nos Jogos Olímpicos em 2016".

"Há ainda outras artes marciais que buscam vaga nos Jogos, mas não creio que conseguirão, o que é mais provável é que uma ou duas categorias de peso da luta olímpica sejam excluídas nos próximos anos, reduzindo o número de atletas hoje e abrindo espaço para o Submission Grappling, como ocorreu com a inclusão da luta feminina nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004", disse Nunes.

"Quanto às regras estamos abertos à negociações, mas a diretoria técnica e a Felams querem seguir na mesma direção. Para isso, a Felams conta com a presença do reconhecido e competente campeão Roberto Abreu Filho (Cyborg) como diretor técnico de submission. Acreditamos que essa seja uma das formas de trabalharmos com total aprovação e reconhecimento da comunidade do jiu-jitsu, sem interferências na coordenação criada pela Felams para gerir o Submission Gappling no Estado", explica.

"A inclusão da modalidade fortalece a Felams, pois nosso objetivo é abrigar sob nossa bandeira todos os estilos de luta corpo-a-corpo, não apenas as modalidades olímpicas, organizando todos os seus campeonatos pelo Estado. Nossa missão agora é promover o esporte, criar um cronograma e ajustar as regras e regulamentos para que ele seja bem apresentado à comunidade esportiva de MS", finalizou Nunes.

Confira as regras do Submission Gappling (jiu-jtsu sem pano):

Queda Simples: 2 pontos
Queda caindo com a guarda passada: 3 pontos
Queda de grande amplitude (suplê, kata-guruma, etc): 5 pontos
Passagem de guarda: 3 pontos
Raspagem: 2 pontos
Montada: 4 pontos
Pegada de costas: 5 pontos
Escapada do golpe: 1 ponto

Nas novas regras a puxada para a guarda continuará sendo punida com menos dois pontos, as posições devem ser estabilizadas por três segundos e as lutas terão duração de seis minutos.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.