Três Lagoas (MS) - O Misto foi à cidade de Aquidauana e a reclamação foi intensa em relação às condições do estádio que, segundo os dirigentes da equipe três-lagoense, não tem condições de jogo, o que teria prejudicado a partida entre o Carcará e o Aquidauanense. Entre as principais reclamações, estavam as condições de iluminação e do gramado. A imprensa também reclamou muito da equipe da Rádio Cultura FM, do Grupo RCN, única emissora da cidade e da região a transmitir o Campeonato Estadual.
Segundo laudo disponível no site da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, todos os estádios tem vistorias. Entre elas, de engenheiros (laudo número 1), Corpo de Bombeiros (número 2) e Polícia Militar (laudo número 3). O estádio Noroeste, em Aquidauana, tem autorização do Corpo de Bombeiros até o dia 30 de novembro de 2013; a Polícia Militar, até 21 de novembro deste ano e a Vigilância Sanitária até 3 de outubro, também de 2013. O Laudo da Engenharia é válido até o dia 8 de dezembro deste ano. A capacidade de público é para 2.597 pessoas.
Já o estádio Benedito Soares da Mota, o “Madrugadão”, tem as seguintes licenças: Corpo de Bombeiros, até 6/12/2013; Polícia Militar, até 30/5/2013; Vigilância Sanitária, 30/9/2013, e Laudo de Engenharia, válido até 2/5/2013. A capacidade de público é de 3.500 pessoas, autorizada pela Polícia Militar, conforme legenda disponibilizada no site da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul.
Federação
O vice-presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul Marco Tavares, contesta as alegações dos dirigentes do Misto. Segundo ele, o estádio oferece as condições mínimas de jogo, o que sempre ocorreu nos últimos anos. O dirigente diz também que, apesar das condições terem melhorado muito, ainda não é o que se espera. Porém, a Federação tem que entender os problemas políticos que a cidade enfrentou nos últimos tempos. “A Federação está fazendo uma gestão para melhorar as condições do estádio, como vestiários e a chegada de ônibus”, completou.
Quanto à tabela de jogos, Marco Tavares diz que os dirigentes do Misto estiveram presentes ao sorteio e que todos aprovaram a atual tabela, que foi discutida 90 dias antes do início da competição, como prevê a legislação desportiva publicada há 45 dias, assim também como o regulamento. O vice-presidente diz ainda que qualquer alteração na tabela só pode acontecer com 10 dias de antecedência em relação a cada jogo.
Bombeiros
De acordo com o comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, major Leandro Mota de Arruda, a Engenharia pode autorizar o público dos estádios porque, segundo ele, os engenheiros seguem a Norma Brasileira Regulamentadora (NRB) e são os responsáveis técnicos. Por isso, os bombeiros sempre pedem as RTs para verificar as rotas de saída e outros itens de segurança. Com isso, de acordo com o comandante, o engenheiro passa a ser responsável pelo local, o que não impede os Bombeiros de realizarem vistorias e fiscalizações, com ou sem denúncias contra o estádio.