Campo Grande (MS) - Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (17) na sede da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), os conselheiros técnicos da entidade decidiram que o Naviraiense é o vencedor da primeira partida da final realizada no estádio Virotão em Naviraí pelo placar mínimo de 1 x 0. Os conselheiros avaliaram o relatório, súmula e vídeos da partida, e decidiram punir o Ivinhema, alegando que a equipe forçou o encerramento da partida, com o "cai cai". Segundo um dos advogados do Ivinhema, o clube não deve recorrer da decisão.
Foi decidido também que a segunda partida será realizada às 15h da próxima quarta-feira (22) no estádio Saraivão em Ivinhema. Com esta decisão o Naviraiense jogará pelo empate na partida final para conquistar o título de campeão. O Azulão do Vale precisará de uma vitória para forçar uma terceira partida, marcada para 29 de julho no Saraivão em Ivinhema.
O Naviraiense também acabou sendo punido pela Federação. O Jacaré do Cone Sul pegou 45 dias de suspensão do estádio Virotão, ou seja, as partidas realizadas neste período, serão de portões fechados. A punição terá que ser cumprida em 2010. A punição se deu por conta de alguns torcedores terem ateado objetos durante o tumulto.
O presidente da Federação, Francisco Cesário, disse que a decisão tomada pelos oito conselheiros, ninguém consegue reverter, nem o TJD/MS. "Foi uma decisão tomada em cima do regulamento, e não poderia ser diferente. Foi uma decisão coerente, inteligente, e eu não espera outra posição dos membros", observa Cesário.
O presidente do Naviraiense Ronaldo Botelho, apoio as declarações de Cesário e pediu para que a torcida invada o estádio Saraivão. "Vamos solicitar a maior segurança possível para nossos torcedores, já me disseram que o policiamento para a final será dobrado", comenta Ronaldo.