Logo na estréia, a seleção brasileira de vôlei masculino demonstrou porque é a favorita ao seu 25º título do Campeonato Sul-americano. O time comandado pelo técnico Bernardinho derrotou, nesta quarta-feira, a Colômbia por incontestáveis 3 sets a zero, com parciais de 25, 17, 25/19 e 25/14, no Ginásio Jones Minosso, em Lajes, Santa Catarina. O maior pontuador da partida foi o oposto colombiano Agamez, com 16 acertos. Pelo Brasil, o também oposto André Nascimento foi quem marcou mais: 13.
O técnico Bernardinho fez questão de elogiar o adversário, mas ressaltou o bom desempenho do Brasil. "A Colômbia é um adversário fisicamente forte e tem grande potencial. Nosso desconhecimento sobre a equipe deles foi o adversário principal da equipe. Mas aos poucos nos acertamos. Gostei muito da postura da equipe, que teve atitude e seriedade. Em todos os momentos os jogadores se cobraram por um bom desempenho e isso é o mais importante", disse.
Bernardinho também ressaltou a participação de Marcelinho, substituto do levantador Ricardinho, que pediu dispensa por problemas pessoais. "Ele esteve bem. Fez uma bela partida e a expectativa é que cresça ainda mais durante a competição".
Para o técnico Waldo Alvear, da Colômbia, a partida foi importante para saber em quais fundamentos a equipe precisa melhorar. "Jogar contra o Brasil é ver com clareza o melhor do voleibol mundial. Depois desse jogo precisamos melhorar em tud recepção, saque e bloqueio", comentou Alvear, destacando Agamez como o melhor jogador colombiano em quadra.
BRASIL: Marcelinho, André Nascimento, Giba, Dante, Rodrigão e Gustavo. Líber Escadinha.
Entrou: Samuel.
Técnico: Bernardinho
COLÔMBIA: Alejandro Olarte, Agamez, Chury, Gaitan, Viafara e Gonzalez. Líber Orlando Olarte.
Entraram: Isajar, Vinazco, Moreno, Payan e Estrada.
Técnico: Antonio Rojas