São Paulo (SP) - Uma confusão envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e a Federação Paulista pode afastar Falcão das quadras. Segundo matéria publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Globo, o ala é alvo de um processo movido pela entidade nacional devido a sua participação em um amistoso vestindo a camisa do Corinthians, em 2007. Se punido, pode pegar até seis meses de suspensão.
Jogador da Malwee/Jaraguá do Sul, Falcão disputou um amistoso pelo Corinthians no dia 20 de novembro, no Parque São Jorge, diante do Pinocho, da Argentina. O clube "hermano" visitava o Brasil para jogar o Grand Prix e estendeu sua permanência para fazer dois amistosos, um deles com o Corinthians.
Segundo o diário, a CBFS havia comunicado os clubes e a federação paulista que Falcão só poderia disputar a partida pela equipe alvinegra caso sua transferência fosse oficializada de acordo com as exigências legais. Como não foi atendida, a CBFS avisou o tribunal.
No entanto, não previu que uma eventual punição pudesse ser estendida a jogos oficiais e da própria seleção brasileira. Falcão foi enquadrado no artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por "deixar de cumprir determinação da entidade de administração desportiva".
"A pena para este artigo é estipulada em dias, não em partidas. Portanto, se houver punição, ele englobará amistosos, torneios e competições oficiais no período, inclusive da seleção brasileira", disse Carlos Tolstói, presidente do STJD da CBFS, ao O Globo.
A punição prevista para este artigo vai de 30 a 180 dias. Neste ano, de setembro a outubro, o Brasil recebe a Copa do Mundo de Futsal. O julgamento de Falcão ocorrerá entre os dias 4 e 11 de março.
"Os dirigentes ficam de picuinha e expõem o atleta, que vive para praticar o esporte", lamentou o jogador, que cogita deixar a seleção se não conseguir neste ano o título da Copa do Mundo. "Vou para o meu terceiro Mundial e quero tapar esse buraco. Se não formos campeões, acho que perderei a alegria e a vontade de jogar pela seleção", disse Falcão.